Iniciativa do Grupo Náutica, JAQ firma acordo com Itaipu Parquetec para barcos com hidrogênio verde

Parceria vai potencializar uso de "energia do futuro" no transporte marítimo e fluvial do Brasil

Por: Redação -
29/11/2024
Documento que firmou a parceria entre o JAQ e o Itaipu Parquetec, na abertura do Boat Show de Foz. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Para viabilizar a produção das primeiras embarcações brasileiras movidas a hidrogênio verde, uma parceria inédita foi firmada entre o Itaipu Parquetec, referência na produção de hidrogênio verde (H2V), e a JAQ Apoio Marítimo, unidade de negócios do Grupo Náutica.

A iniciativa busca revolucionar o transporte marítimo e fluvial brasileiro por meio da descarbonização e do uso inovador de hidrogênio verde como energia propulsora.

 

O acordo foi assinado nesta quinta-feira (29), em Foz do Iguaçu, durante a abertura do 2º Foz Internacional Boat Show. Dois barcos com zero emissão de gases serão o fruto dessa iniciativa — o primeiro deles, inclusive, será apresentado já em 2025, na COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecerá em Belém.

Foto: Divulgação

A presença do JAQ na COP-30 simbolizará o compromisso do Brasil com a descarbonização e com a preservação dos nossos biomas– Cila Schulman, CEO da JAQ Apoio Marítimo

“O acordo do Grupo Náutica com a Itaipu Parquetec marca um novo capítulo na história da navegação sustentável no Brasil e no mundo. Com este projeto, vamos transformar estas e futuras embarcações em referências globais ao utilizar hidrogênio verde como energia propulsora”, afirmou Ernani Paciornik, chairman do JAQ e presidente do Grupo Náutica, que integra unidades de negócios que são líderes no setor da América Latina.

Ernani Paciornik. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

“Isso só será possível por termos um parceiro como o Itaipu Parquetec, que enxergou as possibilidades do hidrogênio verde como solução para enfrentar as mudanças climáticas, que já são uma realidade”, completou Cila Schulman.

Cila Schulman, ao centro, segura o documento da parceria entre JAQ e Itaipu. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

“Este projeto é fantástico. Eu diria que o céu é o limite, mas não. Os rios, lagos e mares são o limite para este projeto. Daqui a dois anos teremos na Itaipu Parquetec o maior centro de pesquisa e tecnologia em hidrogênio verde. E Foz do Iguaçu e Itaipu vão exportar essa tecnologia para o todo o mundo”, afirmou Alexandre Leite, Diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec.

Alexandre Leite, diretor de Tecnologias da Itaipu Parquetec. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

O documento que firmou a parceria entre o JAQ e o Itaipu Parquetec contou com as assinaturas do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e do diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, Justo Aricio Zacarías Irú. Por parte do Itaipu Parquetec, assinaram também a diretora financeira, Clerione Raquel Herther, o diretor de Tecnologia, Alexandre Gonçalves Leite, o diretor de Negócios e Empreendedorismo, Eduardo de Miranda, e o diretor de Turismo, Yuri Benites. O JAQ foi representado na solenidade pelo seu chairman, Ernani Paciornik, e pela CEO, Cila Schulman.

Ernani Paciornik e Justo Zacarías. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Conheça os barcos de hidrogênio verde da JAQ

Batizadas de Explorer H1 e Explorer H2, as embarcações serão adaptadas para operar 100% com hidrogênio verde. Ambas serão transformadas em laboratórios flutuantes, salas de aula e plataformas tecnológicas para fomentar a pesquisa, a educação ambiental e a preservação dos biomas brasileiros, além de eliminar emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Enio Verri. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

O barco Explorer H2, com 36 metros de comprimento (118 pés), atualmente possui sistema de hidrojatos para navegação em águas rasas e está localizado no Estaleiro INACE, em Fortaleza (CE).

Clerione Raquel Herther. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Após a apresentação da Explorer H2, a JAQ iniciará a segunda fase com a Explorer H1, que consolidará a iniciativa como referência global em navegação sustentável. A Explorer H1, com 50 metros de comprimento (164 pés) está ancorada no Estaleiro Arpoador, em Guarujá (SP), e foi projetada para operações de mergulho e coleta de dados hidrográficos.


Foz Internacional Boat Show 2024

A segunda edição do Foz Internacional Boat Show chegou! Com lanchas, pontoons, jets, motores, equipamentos e acessórios, o salão náutico paranaense atraca de 28 de novembro a 1º de dezembro no Iate Clube Lago de Itaipu, o “mar doce” da região.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Realizado no oeste do Paraná, o evento acontece sobre as águas doces de Foz do Iguaçu e conta com a 2ª edição do Congresso Internacional Náutica, test-drive de embarcações, atrações de vela, expedições de jet, campeonato de pesca e milhares de apaixonados pelo universo náutico nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.

 

Além disso, o salão ocorre na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e pertinho das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo! O Foz Internacional Boat Show tem apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo e Viaje Paraná, da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.

 

Anote aí!
2º FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW

Quando: De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020 – Jd Porto Dourado)
Horário: Das 15h às 22h
Mais informações: site oficial do Foz Internacional Boat Show

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    De chuva a escorpião: saiba como foi a 1ª etapa da expedição de jets do Boat Show de Foz

    Após mais de 400 km, grupo de 150 jeteiros que saiu de Rosana (SP) comemorou chegada à Foz

    NX Boats atraca em Foz do Iguaçu com três lanchas ideais para a região

    Daniel Canzian, diretor da Motonáutica, comentou as particularidades dos barcos no Boat Show de Foz; evento segue até 1º de dezembro

    Fibrafort expõe mix de embarcações em Foz, para atender diversos perfis de público

    Estaleiro ressalta seus 18 mil barcos na água e aposta em conquistar novos clientes ao mundo náutico

    Crianças do Velejar é Preciso mergulham com profissionais nas águas do Lago de Itaipu

    Atividade aconteceu nesta sexta-feira (29), durante o segundo dia do Boat Show de Foz, em parceria com o centro de mergulho Pro Driver

    Iniciativa do Grupo Náutica, JAQ firma acordo com Itaipu Parquetec para barcos com hidrogênio verde

    Parceria vai potencializar uso de "energia do futuro" no transporte marítimo e fluvial do Brasil