Pescador russo encontra peixe com aparência de “cabeça de alien”

Animal costuma viver a mais de 1,7 mil metros de profundidade nas águas geladas do Pacífico

10/03/2025
Foto: Instagram @rfedortsov_official_account / Reprodução

Alien, vilão da animação Megamente, Voldemort de Harry Potter… são muitos os apelidos dados a mais uma das criaturas bizarras encontradas pelo pescador e fotógrafo russo Roman Fedortsov.

Ele, que fez fama nas redes como um “caçador” de bichos estranhos do fundo do mar, adicionou mais um animal ao seu portfólio: um Aptocyclus ventricosus. Também conhecida como peixe-lapa liso, a espécie vive a cerca de 1,7 mil metros de profundidade no oceano Pacífico norte.

 


Embora as águas profundas sejam seu lar habitual, o peixe ocasionalmente aparece mais próximo da superfície, a até 5 metros. Esse, inclusive, parece ter sido o caso do animal encontrado por Fedortsov. Conforme explicou ao jornal britânico Daily Mail, o “peixe alien” estaria inchado por ter sido encontrado próximo à superfície — o que justifica, em partes, sua aparência de assustar.

O modo de vida do “peixe-alien”

Documentado pela primeira vez em 1769, o peixe-lapa liso costuma viver na bacia das Aleutas do Norte, na costa norte da península do Alasca, entre Estados Unidos, Rússia e Japão.

Foto: Facebook Kant Kárlov / Reprodução

O peixe-alien tem no cardápio animais gelatinosos, como águas-vivas e geleias-de-pente, como informa a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA). Ele, por sua vez, é presa de algumas espécies de peixes, mamíferos marinhos e pássaros.


A espécie se reproduz perto de rochas, onde deposita seus ovos próximo à superfície. No passado, acreditava-se que todas as fêmeas morriam após a reprodução, mas hoje se sabe que algumas sobrevivem, enquanto muitos machos morrem protegendo os ninhos.

 

Os peixes adultos medem entre 25 cm e 44 cm, pesando até 4,2 kg. Já os mais jovens têm cerca de 5 cm e 50 g. Apesar de não ter espinha dorsal ou anal, trata-se de um vertebrado com nadadeiras raiadas embutidas na pele lisa e sem escamas.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Um dos arpões para caça de baleia mais antigos do mundo foi encontrado no Brasil

    Ferramentas foram descobertas dentro de sambaquis na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina

    Barco Brasil vence 4ª etapa da Globe 40 na categoria Sharp

    Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos

    Veleiro Esperança crava pódio na Cape2Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

    Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha

    Confira o top 10 atualizado dos iates mais caros do mundo

    A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!