Do convés às profundezas: novo conceito de catamarã elétrico leva submersível de luxo a bordo
Um catamarã capaz de lançar e recolher submersíveis de até nove lugares, operar em modo 100% elétrico e ainda oferecer o conforto de um iate de luxo. Essa é a proposta do SEAmagine–Brim Explorer, conceito revelado nesta terça-feira (9) pela fabricante de submersíveis tripulados SEAmagine, em colaboração com a norueguesa Brim Explorer, especializada em embarcações elétricas.
Superiate de 144 pés entrega layout revolucionário: conheça o X145 Global
Safári silencioso e exclusivo na África: conheça a casa flutuante que explora o rio Chobe
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Com 24 metros de comprimento (78 pés), o modelo será apresentado oficialmente no Monaco Yacht Show 2025, neste mês de setembro. A novidade promete abrir espaço para um segmento ainda pouco explorado: iates de luxo sustentáveis dedicados à exploração subaquática.


Engenharia e inovação
Um dos diferenciais está em seu sistema de lançamento e recuperação de submersíveis, que dispensa o uso de guindastes. O resultado é um processo mais rápido e seguro mesmo em mares agitados. No SEAmagine–Brim Explorer, a plataforma de operação fica na popa do convés principal e pode acomodar qualquer modelo da SEAmagine, com capacidade entre 2 e 9 pessoas.


A motorização também impressiona: dois propulsores elétricos de 600 kW alimentados por uma bateria de 2.000 kWh permitem ao catamarã atingir 19 nós (cerca de 35 km/h) de velocidade máxima, com cruzeiro em 8 nós (quase 15 km/h).
No modo totalmente elétrico, a autonomia chega a 150 km. Já na configuração híbrida, pode alcançar cerca de 600 km, ampliando as possibilidades de viagens e expedições.


Conforto e operação
Projetado tanto para expedições científicas quanto para cruzeiros privados, o SEAmagine–Brim Explorer acomoda até 12 hóspedes em cinco cabines, além de oferecer espaço para uma tripulação de até oito pessoas, incluindo especialistas em mergulho.
A proposta é unir a estrutura técnica de um barco preparado para explorar o fundo do mar com a atmosfera sofisticada de uma boutique flutuante. Entre os destaques estão áreas sociais panorâmicas, infraestrutura para filmagens e pesquisas, além de ambientes de lazer.


O flybridge conta com sofás e bar, ligado ao convés inferior por escadas laterais. Neste, há uma banheira de spa e espreguiçadeiras. As laterais envidraçadas garantem vistas amplas, enquanto o casco em tons escuros reforça a elegância do design.
Pelas imagens divulgadas, é possível observar que os conveses apresentam largura em formato de pirâmide — maior na base e menor no topo — conectados por escadas duplas em extremidades opostas. Os detalhes internos, porém, ainda não foram revelados.


Impacto no setor
Para os fundadores, o conceito vai além de um simples barco. Espen Larsen-Hakkebo, CTO da Brim Explorer, disse que o objetivo da colaboração era justamente romper barreiras.
O objetivo é simples: experiências silenciosas, espetaculares e sustentáveis – acima e abaixo da água– compartilhou


O projeto reflete a tendência crescente no mercado de desenvolver embarcações sustentáveis, com soluções elétricas e híbridas e, além disso, ainda sinaliza uma nova categoria de iates voltados não apenas ao lazer e ao turismo, mas também à exploração científica dos oceanos.
O SEAmagine–Brim Explorer, portanto, aponta para um futuro em que tecnologia, sustentabilidade e luxo navegam lado a lado — sem deixar o meio ambiente de fora.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Embarcação sustentada por foils duplos é totalmente elétrica e tem aerodinâmica inspirada nos carros de Fórmula 1 da década de 1950
Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027
O fotógrafo Daniel Cook eternizou o exato momento em que a baleia-de-bryde dá um show nas águas de Lennox Head
De entradas gratuitas a ingressos com preço social, espaços guardam e compartilham histórias da Força
Embarcação pertence ao bilionário Anthony Hsieh, que percorre o mundo em busca dos maiores marlins-pretos e compartilha jornadas no Instagram




