Pesquisadores brasileiros identificam novo peixe pré-histórico encontrado na Antártica
Fóssil de 6 cm revelou animal que viveu entre 145 e 66 milhões de anos, durante o período Cretáceo


Pesquisadores brasileiros descobriram uma nova espécie de peixe pré-histórico na Antártica, que foi conterrâneo de dinossauros como o T-Rex. O fóssil, encontrado em 2019, teve a espécie revelada em uma publicação feita na revista Scientific Reports, do grupo Nature, no dia 11 de agosto de 2025.
Mal-humorado: aparência de peixe flagrado em expedição faz sucesso nas redes sociais
Nova espécie de raia-manta é descoberta e recebe nome inspirado no folclore brasileiro
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A nova espécie foi nomeada Antarctichthys longipectoralis. Estima-se que ela tenha vivido em regiões costeiras, próximas a abismos oceânicos profundos, durante o período Cretáceo (entre 145 e 66 milhões de anos atrás).


O novo peixe pré-histórico foi identificado a partir do estudo de um pequeno fóssil de 6 cm. Para evitar danos ao material, os cientistas usaram uma técnica de microtomografia para reconstituir o animal em 3D.


A microtomografia é semelhante a uma tomografia comum, mas utiliza raios-X em menor escala. A técnica é ideal para não danificar o material delicado, o que permitiu aos cientistas examinarem as estruturas internas do fóssil, cuja preservação é tida como rara para achados tão antigos.


A descoberta foi resultado de um trabalho conjunto entre pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A expedição fez parte do Projeto Paleontar, vinculado ao Programa Antártico Brasileiro, que busca fósseis com potencial de relação com a América do Sul.
A bióloga Valéria Gallo, da Uerj, disse à revista Veja que o estudo sugere que a Península Antártica poderia ter um clima mais quente e maior biodiversidade do que a ciência conhece hoje. Ou seja, estudos de fósseis podem abrir portas sobre a evolução da vida no hemisfério sul.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Velejadora faz uma viagem entre os altos e baixos da carreira, passando por momentos de identificação própria, mudança de planos e até depressão
Idealizadores da embarcação pioneira em Angra dos Reis (RJ) revelam à Revista Náutica detalhes do processo de transformar barco a diesel em um totalmente movido a energia limpa
Novo estaleiro firmou parceria com empresa sueca que testa e valida projetos navais. Primeira embarcação fabricada estará no evento
Modelo de 60 pés promete recursos inéditos na categoria, inspirados em embarcações acima de 70 pés. Evento ocorre de 24 a 29 de setembro, no São Paulo Expo
Estaleiro apresentará 26 pés com o sistema de controle por joystick Helm Master EX, da Yamaha, e motor de popa com potência de 200 hp; evento vai de 24 a 29 de setembro




