Vela oceânica

Por: Redação -
11/11/2015

O Yacht Club de Ilhabela e a Comissão de Regatas divulgaram o aviso para a etapa decisiva do Circuito Ilhabela de vela oceânica, em 28 e 29/11, 5 e 6/12. A divulgação indica aos velejadores que as provas decisivas de 2015 da Copa Swift Sport estão próximas. No último fim de semana de novembro e no primeiro de dezembro o Yacht Club de Ilhabela (YCI) vai receber cerca de 40 embarcações para a quarta e última etapa da temporada de um dos mais importantes circuitos de vela oceânica do País. A maior atração será a Regata Volta à Ilha – Sir Peter Blake, em homenagem ao navegador neozelandês, campeão da America’s Cup e que acompanhou a primeira edição da prova no YCI.

O recorde da regata foi estabelecido em 2014 pelo barco Montecristo, de 52 pés. A tripulação do comandante Julio Cechetto percorreu 47 milhas (84 km) em 6h05m12, impulsionada pela entrada de uma frente fria. O recorde da regata é relativo porque o percurso pode ser definido no sentido horário ou anti-horário, dependendo da direção do vento, o que altera a distância da prova. De qualquer forma, o tempo do Montecristo passa a ser referência e desafio para as demais embarcações de comprimento superior a 30 pés (nove metros).

Ao longo da temporada, o equilíbrio predominou na maioria das classes. Considerando-se os descartes, a RGS Geral tem liderança do Asbar Total Balance, com dez pontos perdidos e seis primeiros lugares após 14 regatas. O Inaê Transbrasa é o segundo com 13 pontos enquanto o Montecristo soma 25 pontos na terceira colocação. O Asbar lidera também a divisão “B” da RGS. O Inaê é o primeiro na “A” e o Brazuca está à frente na “C”. Na RGS Cruiser, o BL3 segue em primeiro com oito pontos. Jambock perdeu 11 pontos em 14 regatas e Cocoon soma 19.

O barco Porsche, de Marcos Cesar Pereira, domina a classe C30 com a regularidade de 11 vitórias em 21 regatas. São 21 pontos perdidos nas três primeiras etapas, contra 28 do Cabalo Loco e 32 do +Realizado. A classe HPE 30 estreou na terceira etapa com nove provas e tem liderança do Tahiti Nui que obteve quatro vitórias e soma 13 pontos. Capatosta e HPE #04 vêm a seguir com 19 pontos perdidos, cada. Os velejadores olímpicos Jorge Zarif e Martine Grael conduziram o HPE #04 em setembro.

Entre as classes inscritas na competição, a HPE 25 é uma exceção. O Ginga, de Ilhabela, é o virtual campeão, após 13 vitórias em 25 regatas corridas no Canal de São Sebastião. Com os descartes, o barco do comandante Breno Chvaicer soma 29 pontos perdidos, contra 63 do segundo colocado, Fit to Fly, e 65 do Suzuki Bond Girl, o terceiro.

As inscrições serão feitas na secretaria do evento no YCI em 27 e 28 de novembro, sendo no dia 27, das 18h às 21h, e no dia 28, das 08h às 11h30. O valor é de R$ 85 por tripulante, exceto tripulante-mirim, isento de taxa de inscrição.

Foto: Marcos Méndez/SailStation

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio