Competição de clássicos
Acontece neste fim de semana, 18 e 19 de junho, na sede do Yacht Club Paulista, na represa de Guarapuiranga, a primeira edição do Classic Sailing Festival. Com o objetivo de resgatar a história da vela brasileira e reverenciar seus campeões, o evento homenageará Jorge Zarif Neto, o Guga. O velejador olímpico e de oceano deixou legado relevante aos demais associados do YCP, entre eles, seu filho Jorginho Zarif, mais jovem campeão mundial de Finn e representante brasileiro da classe Finn nos Jogos Rio 2016.
O Classic Sailing Festival terá ampla programação para o fim de semana, incluindo o primeiro Campeonato Brasileiro de Clássicos para Star, Lightning, FD, Pinguim, Finn, Snipe, Sharpie e outras classes. No domingo, 19 será disputada a Regata dos Campeões, em homenagem a Guga Zarif, aberta a todas as classes envolvidas, com as participações de Jorginho Zarif e do também associado do YCP e medalhista olímpico, Bruno Prada. São esperados mais de 60 barcos e a entrada será gratuita.
A intenção do Comodoro José Agostini Roxo é de que o YCP possa contribuir de forma efetiva com a evolução da vela nacional e ao mesmo tempo preservar as conquistas históricas de nossos velejadores. “Pretendemos organizar o Classic Sailing Festival para resgatar não apenas a história do YCP, mas dos demais clubes náuticos do Brasil, agrupando-se veleiros monotipos clássicos construídos a partir de 1930. Não há nada melhor do que reunir amigos e relembrar casos de aventuras do passado que rendam boas risadas”.
“O diretor de Vela do YCP, Alberto Hackerott, ressalta que os dois eventos, Classic Sailing Festival e Regata dos Campeões, serão unificados para atrair públicos da vela de todas as idades. “Queremos impulsionar a vela na Guarapiranga de forma contundente. Acreditamos que muita gente em São Paulo não tem ideia da maravilha de lugar que temos à disposição para velejar, bem mais próximo de nossas casas do que imaginamos. Muitos amigos meus não sabem velejar, mas estarão presentes pela oportunidade de conhecer velejadores olímpicos e apreciar de perto as relíquias clássicas”, convida Beto.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas
O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito
Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco
Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal
O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp