Cooperação

Por: Redação -
04/07/2016

Recém-admitida no júri nacional do programa Bandeira Azul, que certifica praias e marinas com excelência ambiental, a Associação Náutica (Acatmar) ajudou a avaliar nove candidatos ao selo para a temporada 2016/2017. Reunião realizada no último dia 29 de junho aceitou as seis praias e três marinas inscritas, que tiveram sua documentação verificada e terão sua candidatura encaminhada para júri Internacional. A escolha será em agosto, após encontro na Dinamarca, e o resultado deverá ser divulgado somente em outubro.

Entre os inscritos, seis renovações – a Praia do Tombo, no Guarujá (SP); a Prainha, no Rio de Janeiro (RJ); a Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos (SC), e a Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), além da Marinas Costabella, em Angra dos Reis (RJ), e da Marinas Nacionais, no Guarujá (SP). As três novas candidaturas são a praia de Ponta de Nossa Senhora, em Salvador (BA); a Praia Grande, em Governador Celso Ramos (SC), e o Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha (sede central), em Florianópolis (SC). “Caso todos sejam aprovados, Santa Catarina será o estado com mais certificações da Bandeira Azul no país e o Iate Clube o primeiro do Brasil a possuir o selo. Nosso litoral ficará ainda mais azul e atrativo”, comemora Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar.

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o operador nacional é o IAR – Instituto Ambiental Ratones. As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios distribuídos nas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental. Para ser certificada a praia/marina candidata deve passar por três instancias de avaliação, inicialmente pelo operador Nacional do Programa que encaminha as informações ao Júri Nacional e finalmente pelo Júri Internacional que tem a palavra final sobre a certificação. O Júri Nacional é composto pelo Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Patrimônio da União, SOS Mata Atlântica, Acatmar, Sobrasa e Agência Costeira.

Foto Divulgação

 

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta

    Em estande movimentado, K&L Flex apresenta colchão náutico medicinal no Boat Show

    Marca está há 35 anos no mercado atuando na confecção de colchões que promovem saúde durante o sono

    Siga Empreendimentos vê saldo positivo na 1ª participação no Rio Boat Show

    Marca apresenta produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Kapazi Náutica atraca no Rio Boat Show com pisos, coolers e tapetes flutuantes

    Com gama para todos os gostos, empresa oferece pisos em diferentes cores e materiais, além de acessórios para barcos

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana