Dupla gaúcha é tetracampeã sul-americana da classe 470

Por: Redação -
06/03/2017
Ricardo Pedebos/VDS/Divulgação

Os velejadores Geison Mendes e Gustavo Thiesen venceram o Campeonato Sul-americano da classe 470 que teve encerramento neste domingo, 5, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Em segundo lugar, ficaram os cariocas Henrique Haddad e Breno Abdulklech e, em terceiro na colocação geral e em primeiro na categoria feminina, as gaúchas olímpicas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. E na categoria júnior os campeões foram os argentinos Agustin Romero e Fermin Jacobs. Veja a classificação completa aqui.

A dupla campeã do Veleiros do Sul (Navegação Aliança/Honda Via Porto) nem correu a última regata porque já estava com o título garantido por antecipação e também o tetracampeonato: 2013, 2014, 2015 e 2017.

“Nós optamos por não correr a última regata porque o vento estava muito forte e queríamos preservar as velas e descansarmos um pouco. Hoje, a dupla do Rio de Janeiro procurou nos marcar na raia, o que é normal numa disputa, mas conseguimos velejar melhor porque taticamente fizemos tudo certo”, comentou o timoneiro Geison Mendes, 29 anos. Das oito regatas que eles participaram, ficaram em primeiro lugar em cinco. Ao chegarem no pátio do clube Geison e Gustavo receberam muitos parabéns e o carinho em forma de festa pelas crianças da flotilha de Optimist.

Os velejadores nem terão um tempo de pausa para comemorações porque nesta segunda-feira, 6, começa outro desafio para eles: as regatas da Copa Brasil de Vela, em Porto Alegre, que definirá a Equipe Brasileira de Vela 2017 que iniciará o ciclo dos Jogos de Tóquio 2020.
O último dia do Sul-americano teve chuva na raia antes da largada da primeira das três regatas realizadas na raia de Ipanema. Com a entrada da frente fria, após a chuva, o vento veio de direção sul e com rajadas de até 23 nós de intensidade. O que provocou ondas mais fortes no Guaíba. O Sul-americano teve a participação de 13 tripulações do Brasil, Argentina e Equador.

A entrega de prêmios foi realizada no início da noite no salão social liderada pelo Comodoro Eduardo Ribas e acompanhado pelos vice-comodoros. Ribas falou o evento e parabenizou todos os competidores, destacando o esforço da timoneira medalha de bronze em Pequim, Fernanda Oliveira, que correu o campeonato grávida de cinco meses.
Os troféus foram entregues por Alexandre Saldanha, representando a CBVela, Manuel Pereira, Comodoro do Clube dos Jangadeiros, vice-presidente do Conselho Deliberativo do VDS, Eduardo Scheiddeger Jr., Diego Quevedo, vice-comodoro esportivo do VDS e Carlos Henrique de Lorenzi, da Fevers.

Ricardo Pedebos/VDS/Divulgação

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA TRIP: navegamos a bordo da Victory 300 Ride na Flórida, nos Estados Unidos

    Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas

    Conheça a história de Frank Fiegel, o Popeye de verdade

    O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito

    Tipos de proa: conheça os diferentes formatos e a indicação para cada barco

    Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco

    Saiba o que fazer em caso de queimadura por água-viva

    Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal

    Teste Real 280 Special Deck: uma lancha de sangue quente

    O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp