Selo de certificação Acobar/ABNT entra em fase final de aprovação

Por: Redação -
30/03/2017

Os diretores da Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos) irão se reunir no próximo dia 10, durante o Rio Boat Show, para aprovar as regras do Selo de Certificação Acobar/ABNT, que tem como principal objetivo atestar a qualidade e segurança dos produtos da indústria náutica nacional.

O selo está diretamente relacionado aos cuidados tomados durante a construção de uma embarcação, assim como, à segurança das pessoas envolvidas na produção e no cuidado com o meio ambiente. “A Acobar está implantando o novo selo de certificação, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para oferecer aos usuários náuticos maior tranquilidade a bordo, e tem como objetivo aprimorar os padrões de segurança e qualidade na construção de embarcações brasileiras”, explica Eduardo Colunna.

O Selo de Certificação ACOBAR/ABNT visa aprimorar e evidenciar critérios de construção que elevam a segurança das embarcações de recreio em plástico reforçado em fibra de vidro, uma vez que ela estabelece importantes requisitos que foram aperfeiçoados em função da experiência adquirida durante os processos, como também, segue padrões internacionais de construção e segurança, aumentando a qualidade das embarcações nacionais.

Na prática, a utilização do selo evidencia a transparência do estaleiro, a qualidade das embarcações construídas, a otimização dos processos internos e pode ser usado como uma importante ferramenta de marketing, fortalecendo a imagem da empresa. “A criação do Selo Acobar/ABNT irá evidenciar a implementação de processos e critérios de fabricação, visando elevar a segurança e a qualidade final das embarcações, promovendo e estimulando os compromissos éticos e técnicos das indústrias náuticas”, avalia Colunna. “O selo não apenas fortalece mas também serve de expansão da indústria náutica brasileira, promovendo a ética e estimulando a cultura náutica. Por isso, é importante que todos os envolvidos na cadeia de produtiva usem o selo”, completa.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA TRIP: navegamos a bordo da Victory 300 Ride na Flórida, nos Estados Unidos

    Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas

    Conheça a história de Frank Fiegel, o Popeye de verdade

    O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito

    Tipos de proa: conheça os diferentes formatos e a indicação para cada barco

    Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco

    Saiba o que fazer em caso de queimadura por água-viva

    Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal

    Teste Real 280 Special Deck: uma lancha de sangue quente

    O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp