Bicampeões olímpicos,Torben Grael e Marcelo Ferreira vão estrear hall da fama da CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) vai inaugurar sua nova sede na próxima quarta-feira, dia 28, às 10h30m, na Marina da Glória. A entidade passa oficialmente a ter como casa o local que foi sede das regatas nos Jogos Rio 2016. Para marcar a ocasião, será dado o primeiro passo da criação do Hall da Fama da modalidade no Brasil, com uma homenagem aos bicampeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira e a presença especial dos velejadores que defenderão o país em julho no Mundial de Optimist, a classe de formação para crianças e adolescentes. A cerimônia também terá a assinatura da renovação até 2020 do contrato da CBVela com o Bradesco, patrocinador máster da Confederação desde o último ciclo olímpico.
Torben Grael e Marcelo Ferreira serão os primeiros atletas a botar as mãos nos moldes que vão, no futuro, compor o Hall da Fama da vela brasileira, homenageando os grandes nomes da modalidade. Com cinco pódios, Torben é o maior medalhista olímpico do esporte brasileiro (ao lado de Robert Scheidt, que esta semana disputa a Semana de Kiel, na Alemanha). Em seis participações nos Jogos, foi ouro em Atlanta-1996 e Atenas-2004, na classe Star; prata em Los Angeles-1984, na Soling; e bronze em Seul-1988 e Sydney-2000, novamente na Star. Além disso, o velejador ocupa atualmente o cargo de vice-presidente da Federação Internacional de Vela (World Sailing) e foi o primeiro brasileiro a ingressar no Hall da Fama internacional da modalidade. Marcelo Ferreira foi o grande parceiro de Torben na conquista olímpica de dois ouros e um bronze (Sydney-2000) na classe Star, entre outros títulos.
Além da homenagem, os dois vão transmitir um pouco do seu conhecimento e muito de boas energias para os cinco jovens brasileiros que disputarão o Mundial de Optimist na Tailândia, a partir de 11 de julho. Nicolas Bernal, Marina da Fonte, Bernardo Pereira, Leonardo Crespo e Luiz Otávio Correia receberão dos ídolos uma bandeira do Brasil para a viagem e coletes de competição.
Em uma conquista histórica para a modalidade, a Confederação Brasileira de Vela fechou em dezembro de 2016 um convênio com a BR Marinas, responsável pela administração da Marina da Glória, e agora inaugura no local sua sede e a principal base de infraestrutura técnica e de treinamento para os velejadores no país, com vagas secas e molhadas, além de contêiner.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas
O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito
Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco
Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal
O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp