Veleiro Pajero chega em primeiro na regata Alcatrazes em Ilhabela

Por: Redação -
10/07/2017
Foto Edu Grigaits/Balaio

O barco Pajero foi o Fita Azul da regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, prova de 55 milhas, que abriu a Semana de Vela de Ilhabela neste domingo (9). A equipe de Eduardo Souza Ramos foi a primeira a chegar no Yacht Club Ilhabela, completando o percurso em 6 horas, 6 minutos e 37 segundos, um pouco acima do recorde de 2015, que ainda pertence ao Camiranga (6 horas, 4 minutos 03 segundos). O desempenho, no entanto, foi o melhor da história, pois o Camiranga tem 65 pés – 25 a mais do que o Pajero, um Soto 40. “Tivemos a sorte do dia ter vento, o modelo S40 e a tripulação fizeram a diferença. Tava todo mundo acertando bastante hoje. A briga sempre é muito forte. O Crioula é um barco magnificamente bem tripulado e ele sempre está por perto”, disse Eduardo Souza Ramos, comandante do Pajero. No tempo corrigido, o Crioula está em primeiro lugar.

Ilha de Alcatrazes Foto Marcos Mendez / stock.sailstation.com

“As condições foram muito boas e o vento chegou até 20 nós, a média deve ter dado 14 e 15. O barco é muito rápido e fomos no popa com balão em cima desde a largada até chegar em Alcatrazes. Nosso tempo de fato mais rápido até agora”, contou Souza Ramos.

A chave para o resultado expressivo do Pajero na classe ORC foi a tripulação profissional impulsionada, que conta com o atleta olímpico André Bochecha Fonseca, e a força dos ventos, que tiverem rajadas acima da média do começo ao fim.

A regata largou às 11h10 deste domingo (9). A subida para Alcatrazes foi em vento de popa, ou seja, maior intensidade. Após contornar o arquipélago, os barcos voltaram com vento, mas mantiveram boa média.

“O desempenho foi impressionante. Eles foram melhores até que o Brasil 1 da regata Ilha de Alcatrazes Foto Marcos Mendez / stock.sailstation.coma de Volta ao Mundo de 2005. O vento ajudou a equipe a ter essa marca, além da tripulação. A prova foi muito difícil e exigiu bastante dos tripulantes de todas as classes, com a ida à Alcatrazes com vento forte e de popa e uma condição parecida, só que com rajadas contra, na volta”, disse Cuca Sodré, organizador da Semana de Vela de Ilhabela.

IRC e outras classes de rating

Assim como o Pajero na ORC, o Itajaí Sailing Team foi o primeiro a cruzar a linha de chegada entre os IRC na regata de Alcatrazes. Mas a situação da classe se repete na pontuação. O Rudá lidera provisoriamente na frente dos catarinenses por causa das regras de rating. Inaê Transbrasa está em terceiro no geral.

Nos Clássicos, o placar indica Atrevida, Vendetta e Áries III entre os primeiros na regata de percurso longo.

Entre os Bico de Proa, o Bravo lidera na A e Jacaré na B. E na RGS C, o placar indica Nativo, Rainha Empresta Capital e Xiliki nas três primeiras posições.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA TRIP: navegamos a bordo da Victory 300 Ride na Flórida, nos Estados Unidos

    Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas

    Conheça a história de Frank Fiegel, o Popeye de verdade

    O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito

    Tipos de proa: conheça os diferentes formatos e a indicação para cada barco

    Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco

    Saiba o que fazer em caso de queimadura por água-viva

    Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal

    Teste Real 280 Special Deck: uma lancha de sangue quente

    O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp