O segredo das garrafas: a tradição de mandar recados pelo mar
Acredita-se que a primeira garrafa tenha sido enviada no ano 310 a. C.
Sabe aquela forma de comunicação do náufrago de cinema, a mensagem na garrafa? É uma tradição antiga, e põe antiga nisso. Acredita-se que a primeira tenha sido enviada no ano 310 a. C., pelo filósofo grego Theophrastus, aluno de Aristóteles. Seu o objetivo era provar que as águas do Mar Mediterrâneo eram formadas por um fluxo que vinha do Atlântico.
Série de NÁUTICA sobre Travessia do Atlântico é vista por mais de 110 mil pessoas
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
De lá pra cá, muitas garrafas flutuaram pelos sete mares, apesar da imprevisibilidade de realmente alcançarem seu destino. Algumas demoram anos para serem encontradas. Outras nunca chegam lá — estima-se que 97% nunca são de fato recuperadas.
Esse parecia ser o destino de uma garrafa de gim com um bilhete dentro, lançada ao mar em 12 de junho de 1886, pelo comandante do navio alemão Paula. O barco navegava no Índico, aproximadamente a 950 quilômetros do litoral da Austrália, quando a mensagem na garrafa foi lançada.
Entretanto, em 21 de janeiro de 2018 — ou seja, 132 anos depois —, um casal de australianos acabou encontrando a garrafa lançada ao mar pelo tal comandante alemão. Foi a mensagem na garrafa mais antiga de que se tem registro, considerando-se a data de envio e seu encontro.
“Foi uma emoção única, nunca pensei em toda a minha vida encontrar-me frente a algo tão antigo e indescritível”, disse Tonya Illman, que recolheu a garrafa casualmente, numa praia isolada no oeste da Austrália, imaginando que serviria como objeto decorativo em sua casa.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu