Paraná revela planos para ser um dos primeiros do país no turismo embarcado

24/09/2019

Que privilégio, para quem tem paixão pelos barcos, o de poder viver no Paraná. O.K.: o estado tem o segundo menor litoral do país. Mas isso não quer dizer nada perto das atrações que sua costa apresenta. São duas lindas e bem preservadas baías (a Baía de Paranaguá, com paisagens ainda virgens e muitas opções de passeios para quem chega de barco, como o Canal do Varadouro, Antonina e Guaraqueçaba; e a Baía de Guaratuba, de exuberância ambiental muito grande, no litoral sul do estado), que colocam muita água terra adentro, e uma ilha deliciosa até no nome: a Ilha do Mel, um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil.

Só isso já seria suficiente para deixar qualquer navegante entusiasmado. Mas tem muito mais. Porque água é o que não falta nos domínios paranaenses, de rios caudalosas e represas generosas a um verdadeiro mar de água doce chamado Lago de Itaipu, formado artificialmente, em 1982, pela submersão do Salto das Sete Quedas. “O Paraná é uma ilha”, defende a arquiteta e urbanista Isabela Tioqueta, da Paraná Turismo, referindo-se ao fato de o estado das araucárias estar cercado de água por todos os lados. Tem água no Litoral (mar, ilhas, praias e baías), na região Oeste (rios, cataratas e Lago de Itaipu) e na região Norte (praias de águas doces, rios e grandes represas), além de ter rios, grandes cachoeiras e um enorme cânion no centro.

Um dos lugares de maior vocação para o turismo náutico na ilha paranaense é um paraíso que serve de berçário à vida do Atlântico Sul e, junto com a Mata Atlântica, e abriga uma das maiores biodiversidades do Brasil: o Lagamar, uma faixa costeira de 200 quilômetros, entre São Paulo e o Paraná, repleta de maravilhas naturais. “Para protegê-la e, ao mesmo tempo, apresentá-la como um dos destinos náuticos mais especiais de mundo, foi assinado em agosto um termo de cooperação entre três estados, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, chamado Projeto Grande Reserva Mata Atlântica” conta Isabela Tioqueta. Cada estado tem uma pauta cumprir, nesse projeto. Na dos paranaenses, está a reforma de 14 trapiches e a construção de um Terminal de Cruzeiros em Antonina, entre outras.

Para ajudar os visitantes do São Paulo Boat Show 2019 a conhecer alguns dos melhores lugares do Brasil para navegar, o salão náutico paulista apresentará a segunda edição da exposição Destinos Náuticos, um espaço exclusivamente criado para promover localidades com vocação náutica. São lugares com atrativos para todos os gostos.

O maior salão náutico indoor da América Latina chega em sua 22ª edição em 2019, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor em um só lugar. São iates, lanchas, veleiros, jets, motores, equipamentos, acessórios e muito mais para o público acompanhar até a próxima terça-feira, 24 de setembro, no São Paulo Expo.

Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero. No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar. O São Paulo Boat Show 2019 tem organização Boat Show Eventos, patrocínio Bradesco Private Bank, co patrocínio Metalu Brasil, e com apoio da Revista Náutica e da Acobar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio

    Com “salva-vidas” de óculos, JF Sun levou acessórios ideais para o público náutico ao Rio Boat Show

    Comemorando 30 anos de existência, a marca contou com lentes polarizadas, cordinhas flutuantes e acessórios para prática de esportes náuticos