Do Paraná ao Pará: a megaoperação para a entrega de uma lancha Triton, a 3 mil km do estaleiro

13/04/2020

Não há distância que separe um barco do cliente. Que o diga o estaleiro Triton Yachts, com sede em São José dos Pinhais, no Paraná, que na semana passada tocou uma operação gigantesca para entregar uma lancha de 37 pés (Triton 370 HT) em Belém, a amazônica capital do Pará, um percurso de 3 285 quilômetros.

A operação ocorreu  dentro de um planejamento minucioso, com cinco dias para a entrega ser sacramentada. “Não foi um frete isolado. A cada 15 dias, cortamos o Brasil com uma lancha dessa marca rumo a Belém”, conta Salatiel José de Souza, o Zeca, da Souza e Souza Transportes Náuticos, de Florianópolis, empresa especializada no frete de embarcações.

“Para se ter uma ideia, a Marina Porto Seguro, daqui de Belém, tem mais de 50% de sua ocupação de lanchas da Triton Yachts”, reforça Maxwell Cordeiro Moreira, que representa a marca na região norte do país. Números, aliás, que revelam o potencial náutico do país, especialmente de Belém, cidade em que existem diversas opções de lazer para os navegadores, sem contar com um ótimo clima de verão durante o ano todo. “Já são mais de 150 lanchas da marca Triton na região Norte do Brasil”, aponta Allan Cechelero, diretor da Triton Yachts.

Deve ser um sufoco esse tipo de entrega, né? Afinal, o transporte de embarcações não é como o transporte de outras cargas. É preciso usar pessoal treinado e tomar cuidados com carregamento, amarração e descarregamento. “Ainda assim, é tranquilo. Em média, levamos 7 a 8 lanchas por mês para o norte do país. A entrega sempre chega direitinho”, afirma Zeca, que também atende outros estaleiros.

“No último sábado, entregamos uma Intermarine de 56 pés em Manaus. A lancha, com flybridge, foi de caminhão do Guarujá até Belém, e depois seguiu de balsa até a capital do Amazonas. Foi uma de nossas operações mais complexas”, avalia o dono da transportadora. Tudo minuciosamente planejamento. Para garantir a segurança, uma equipe escolta a carreta, de carro, durante a viagem. Assim, o motorista nunca está sozinho. E todos os veículos são monitorados por rastreadores via satélite.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Novo continente? Ilha de lixo três vezes maior que a França abriga 1,8 trilhão de resíduos plásticos

    Com cerca de 160 mil km², enorme "sopa espessa" situada no Pacífico coloca vida marinha em risco

    Maior iate crossover da italiana Sanlorenzo é revelado

    Embarcação é tida como a primeira de material composto a estar equipada com o sistema IPS da Volvo Penta

    Navio afundado na Primeira Guerra Mundial é encontrado mais de um século depois

    Atingido por três torpedos alemães, cruzador de 437 pés da Marinha Britânica foi naufragado em agosto de 1916

    Após sucesso nos EUA, Flórida Marine aposta no Brasil com lanchas para pescadores

    Com modelos produzidos em velocidade impressionante, estaleiro traz ao país resultados de 2 anos no mercado norte-americano

    Técnica inovadora revela que maior desova de tartarugas do mundo fica na Amazônia

    Mais de 40 mil tartarugas-da-amazônia foram identificadas no Rio Guaporé, entre a Bolívia e o Brasil