Projetado por estúdio britânico, superiate-conceito alia liberdade bem-estar


O estúdio de design náutico Bannenberg and Rowell, do Reino Unido, revelou o seu mais novo barco-conceito, que tem como objetivo aguçar a fantasia de quem curte navegação: o Projeto Isola, um superiate de 50 metros.
Em italiano, “Isola” significa “ilha”. Embora uma ilha possa isolar, no caso desse supeiate-conceito o significado é positivo. Nesses tempos de pandemia, os designers procuram equilibrar as necessidades humanas de escapismo e liberdade com as de proteção pessoal e bem-estar.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

“Pense no barco como uma ilha dos tempos atuais, cuidadosamente concebida”, convidam os designers. “Enquanto o mundo foi bloqueado, nossa equipe tem trabalhado arduamente para conceber um projeto que atenda aos requisitos de comprimento e espaço ideais”, explicam. Ou seja, a embarcação combina “liberdade de espaço exterior aberto e a sensação de segurança e bem-estar privado.
Leia também
» Azimut Yachts apresenta nova lancha de 53 pés com flybrigde. Veja as fotos
» Iate italiano promete unir design inovador e tecnologia em um só modelo. Confira
» Designer egípcia anuncia projeto de restaurante flutuante no Rio Nilo

Desenhado em parceria com o estúdio holandês Azure Naval Architects, o Projeto Isola é fruto do desafio entre os dois escritórios para calcular meticulosamente o encaixar no comprimento e espaço ao longo dos 164 pés da embarcação, sem ultrapassar o limite de 500 toneladas brutas. A propulsão deveria ser híbrida e as linhas do casco, eficientes para desempenho otimizado.
Por dentro, o iate terá seis camarotes ou suítes, com pernoite para 12 pessoas. No fundo, trata-se da evolução da 43m Estrade, lançada e 2020 pela Bannenberg & Rowell. As novidades mais marcantes ficam por conta do perfil aerodinâmico e alongado traseiro, apto para 9 metros de armazenamento, e na uma piscina nivelada. Além disso, a popa é longa, baixa e aberta, para segurar uma tenda. Momentos mais calmos e aconchegantes podem ocorrer no lounge da proa ou no deck.

E já que o objetivo é aguçar a fantasia de quem curte navegação, o estúdio de design caprichou no slogam publicitário: “A vida pode parecer como águas desconhecidas no momento, mas há um futuro a ser visto além desse horizonte estranhamente claro.” Prontos para recuperar o tempo perdido?
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Novo continente? Ilha de lixo três vezes maior que a França abriga 1,8 trilhão de resíduos plásticos
Com cerca de 160 mil km², enorme "sopa espessa" situada no Pacífico coloca vida marinha em risco
Embarcação é tida como a primeira de material composto a estar equipada com o sistema IPS da Volvo Penta
Atingido por três torpedos alemães, cruzador de 437 pés da Marinha Britânica foi naufragado em agosto de 1916
Com modelos produzidos em velocidade impressionante, estaleiro traz ao país resultados de 2 anos no mercado norte-americano
Mais de 40 mil tartarugas-da-amazônia foram identificadas no Rio Guaporé, entre a Bolívia e o Brasil