Os principais equipamentos que exigem manutenção frequente nos barcos a motor
#LoucosPorBarcos dá a dica e você fica de olho nos principais equipamentos que exigem manutenção frequente:
Extintor
Dê uma olhadinha você mesmo para certificar que ele esteja no prazo de validade.
Tanque
Se o seu motor for a diesel, limpe, uma vez por ano, o tanque de combustível. Isso evita, principalmente, o entupimento dos filtros.
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Salvatagem
Dedique atenção especial ao equipamento de salvatagem, como bóias, foguetes e sinalizadores. Eles devem estar sempre em bom estado e na validade.
Luzes
Sempre que possível, teste o estado das luzes de navegação. É uma maneira de evitar acidentes noturnos.
Direção
Lubrificar o sistema de direção é fácil e ajuda a manter o volante sempre em bom estado.
Sanitários
Para não haver surpresas durante o passeio, dê descarga em todos eles para checar se funcionam.
Cunhos
A cada passeio, veja se os cunhos, amarradores e olhais de amarração não estão frouxos.
Gaiútas e vigias
Não tenha vergonha de jogar baldes de água sobre as gaiútas e vigias para testar se o vedamento está em bom estado.
Conexões
Cheque mangueiras, conexões e abraçadeiras. Se estiverem gastas ou com má aparência, troque-as imediatamente. Custam pouco, mas podem comprometer a segurança a bordo.
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Porão
Limpe o porão você mesmo toda semana. Isso evita que a bomba de esgotamento entupa.
Casco
Não basta lavar com água doce. A presença de trincas, bolhas ou fissuras na pintura do fundo do casco pode indicar infiltrações.
Anodos
É fundamental troca-los a cada seis meses, para evitar que a corrosão se espalhe pelo seu barco.
Rotor
É uma das peças mais importantes do motor. Deve ser trocada, no máximo, a cada seis meses, sob o risco de superaquecer ou pifar o motor.
Baterias
Para que elas funcionem bem, faça uma inspeção nos terminais e conectores, pelo menos, a cada seis meses.
Filtros
Os filtros de água salgada e de combustível devem ser limpos, para evitar panes no motor.
Fiações elétricas
Verifique se a fiação está bem presa e se o quadro elétrico está em boas condições. Curtos-circuitos são uma das causas mais comuns de incêndios a bordo.
Cabine
Areje a cabine uma vez por semana, para evitar mau cheiro e mofo a bordo.
Âncora
As soldas da âncora, bem como o estado da sua corrente e o mecanismo de recolhimento, são itens de segurança e devem ser checados, pelo menos, a cada 15 dias.
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