À moda antiga

26/02/2015

Uma paixão de muita gente do mar são os veleiros. E não há como negar que não existe embarcação mais charmosa do que ele. Por isso, NÁUTICA listou 10 veleiros fabricados entre os anos 1970 e 1980, de 23 a 39,5 pés que continuam a fazer a cabeça dos navegadores mundo à fora.

Atoll 23 – Construído entre 1972 e 1986, com projeto de Roberto de Mesquita Barros, o Cabinho, foi um dos primeiros grandes sucessos da indústria náutica nacional, com mais de 300 unidades navegando até hoje.

Brasília 32 – Primeiro genuinamente oceânico brasileiro e um dos primeiros de fibra de vidro feitos em série, ao lado do Atoll 23. Antes deles, só existiam veleiros de oceano de madeira.

O’Day 23 – Veleirinho cabinado, projetado nos EUA em 1970. Há mais de 200 unidades navegando no Brasil, onde foi construído de 1975 a 1995, pela Mariner, que não existe mais.

Velamar 34 – Projetado por Antonio José Ferrer, teve mais de 30 unidades vendidas nos anos 1980 pelo estaleiro Velamar, o “braço a vela” da antiga Carbrasmar.

Fast 345 – Primeiro veleiro da Fast Yachts, então o maior estaleiro de veleiros do país. Ícone no setor, com cerca de 50 unidades vendidas, é procurado até hoje, por causa da sua fama de resistente.

Spring 25 – Outro projeto dos anos 1980 com a assinatura do português Tony Castro. Foi lançado em versões para cruzeiros e regatas.

Fast 395 – Projetado para a Fast Yachts pelo argentino German Frers, um craque do design, caiu nas graças dos velejadores brasileiros ao substituir os Fast 410, em 1988.

Main 35 – Construído a partir de 1985 pelo estaleiro Mariner, de Porto Alegre, é descendente direto do Main 34, veleiro campeão de regatas, projetado pelo Horacio Carabelli.

Velamar 33 – Projetado pelo escritório Sparkman & Stephen, teve 77 unidades construídas no início dos anos 1980. Apesar de antigo, tem uma fervorosa legião de fãs até hoje.

Cal 9.2 – Fabricado pelo estaleiro gaúcho Mariner, foi inspirado em um projeto do americano Ron Holland, o Lapworth 24, depois rebatizado de California 24.

 

Foto: Arquivo NÁUTICA

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda

    Vila flutuante nas Maldivas promete ser o mais novo "point" dos milionários

    Projeto da rede de hotéis de luxo Soneva traz uma série de comodidades luxuosas com diárias a partir de R$ 25,6 mil

    São Paulo inaugura estruturas náuticas de uso público para alavancar turismo

    Municípios de Pereira Barreto, Três Fronteiras e Rubinéia deram início à primeira fase do Programa de Turismo Náutico

    Nada de bingo! Aos 81 anos, velejadora aposentada bate recordes navegando sozinha

    Mesmo aposentada, Jeanne Socrates já realizou voltas ao mundo num veleiro, e totalmente solitária

    Solara Boat House fará sua estreia nas águas durante o Rio Boat Show 2024

    Estaleiro terá ainda 3 lançamentos e outros 6 barcos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória