Ação Lixo Marinho retira mais de uma tonelada de lixo do mar de Ilhabela

Por: Redação -
29/03/2019
Foto: Divulgação

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, teve início em fevereiro de 2019, e desde então vem realizando ações para a retirada de lixo do mar e das costeiras de Ilhabela. No último final de semana (sábado, 23, e domingo, 24 de março), foram retirados 350kg de lixo, totalizando o recolhimento, desde o início da operação até agora, de uma tonelada e 295kg de lixo do mar.

Apenas nesse final de semana, 12 pneus foram recolhidos, um na costeira, e 11 durante a ação de mergulho. “São materiais que retirados de pouco em pouco não causam tanto espanto, mas quando achados em grandes quantidades impressionam. É preciso conscientizar as pessoas de que todo tipo de lixo descartado incorretamente causa impacto no meio ambiente”, destaca o diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.

E os impactos são grandes. O tempo de degradação dos pneus, por exemplo, é de cerca de 600 anos, e além de afetarem as paisagens submarinas, causam um abalo mecânico sobre a fauna local. “Fora isso, há indícios de possível contaminação química à fauna marinha, devido à liberação progressiva de hidrocarbonetos no meio ambiente”, explica a bióloga marinha, Roberta Gomes. A bióloga também alerta que, diferente do que é dito, os pneus não servem de recife artificial. “Ao longo do tempo que os pneus estão no mar, e entram em processo de degradação, eles se movem, seja por tempestades, ou força das marés, não sendo eficaz como recife artificial, pois não ficam imóveis”, detalha.

No sábado (23), a Ação Lixo Marinho aconteceu no canal do lado Norte da Ilha, recolhendo lixo da superfície. Só na parte da manhã, a equipe encheu dois sacos de 200 litros com resíduos como garrafas PET, isopor, canudos, tampinhas, chinelos, madeiras e um carrinho de bebê. Já na parte da tarde, a limpeza aconteceu nas costeiras das praias da Feiticeira, Julião e Grande, onde foram encontrados redes de pesca, fios de construção, latas e pedaços de vidro.

LEIA TAMBÉM
>>Prefeitos de Ilhabela e Angra projetam parceria para desenvolver o turismo
>>Vendas de motores de popa nos EUA cresceram em 2018, pelo sétimo ano consecutivo
>>Entrevista: Ricardo Rinaldi revela os segredos para desenhar um barco perfeito

A ação de domingo (24), teve início no píer da Vila, onde foi feita a retirada de lixo submerso pela equipe de mergulho, que achou muitas redes de pesca, um macaco sanfona, uma armadilha para capturar polvo e os 11 pneus.

Como parte das atividades realizadas pela Ação Lixo Marinho, palestras de conscientização nas comunidades tradicionais serão realizadas. Com a presença da bióloga marinha, Roberta Gomes, e do engenheiro ambiental, Kelvin Teixeira, as palestras acontecerão para sanar dúvidas dos moradores sobre o descarte correto do lixo, e a conscientização sobre o impacto do mesmo no meio ambiente.

Na quinta-feira (28), a palestra aconteceu na comunidade do Bonete, às 11h, no Mc Bonet’s, e na parte da tarde, às 15h, em Castelhanos, no Quiosque do Alemão.

Na comunidade da Ilha de Búzios, a palestra acontece dia 14 de abril, às 13h30, e na Ilha de Vitória, em 28 de abril, às 13h30.

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, e mesmo com o início da baixa temporada, segue pelo mar e nas comunidades conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta

    Em estande movimentado, K&L Flex apresenta colchão náutico medicinal no Boat Show

    Marca está há 35 anos no mercado atuando na confecção de colchões que promovem saúde durante o sono

    Siga Empreendimentos vê saldo positivo na 1ª participação no Rio Boat Show

    Marca apresenta produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Kapazi Náutica atraca no Rio Boat Show com pisos, coolers e tapetes flutuantes

    Com gama para todos os gostos, empresa oferece pisos em diferentes cores e materiais, além de acessórios para barcos

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana