Aço inox ou alumínio?

Por: Redação -
28/07/2015

Sabia que a simples escolha pelo material do hélice pode influenciar no desempenho do seu barco? TV Náutica testou aço inox contra alumínio, para saber qual é o melhor, assista o vídeo e confira o resultado!

Os mais populares são os hélices de alumínio e se chegaram a esse patamar foi por algum motivo. O principal: o preço. Além da vantagem de pesar menos no bolso na hora da compra, o alumínio tem outros pontos positivos, como por exemplo ser mais leve e, se envolvido em alguma pancada, amassar mais facilmente que o aço inox, o que causa menos impacto para a rabeta e transmissão do motor. Por esse mesmo motivo, quando em alta potência do motor, as pás têm a tendência de entortar um pouco mais que as pás de aço, resultando numa perda de desempenho em alta velocidade.

Já o hélice de aço inox, que custa às vezes três vezes mais que o de alumínio por conta do trabalho mais complicado na hora da fundição pela própria característica do material, também tem influencia no peso final da peça. Um choque acidental no hélice de aço traria maior impacto para o motor, mas em contra partida ele tende a ter maior rendimento em altas velocidades por deformar menos que o alumínio quando exigido em alta rotação.

Quer saber o resultado do nosso teste? Confira no vídeo abaixo!

Inscreva-se no canal da TV NÁUTICA no youtube para não perder nenhum novo vídeo!

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA TRIP: navegamos a bordo da Victory 300 Ride na Flórida, nos Estados Unidos

    Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas

    Conheça a história de Frank Fiegel, o Popeye de verdade

    O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito

    Tipos de proa: conheça os diferentes formatos e a indicação para cada barco

    Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco

    Saiba o que fazer em caso de queimadura por água-viva

    Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal

    Teste Real 280 Special Deck: uma lancha de sangue quente

    O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp