Ajuda para o futuro
Algumas das grandes promessas do iatismo brasileiro tiveram um dia importante na última semana, no Iate Clube do Rio de Janeiro. Isto porque cerca de 100 jovens velejadores, de 11 a 14 anos, tiveram a oportunidade de conhecer e aprender com atletas experientes qual o caminho a seguir no esporte, em evento promovido pela CBVela com apoio do Bradesco, patrocinador da entidade.
Os garotos, que estão encerrando a fase na categoria Optimist e precisam optar para a mudança de classe, receberam instruções da CBVela e de convidados especiais, como Torben Grael, Bruno Fontes e Patrícia Freitas.
“Na classe Optimist, por ser de iniciação, você tem que sair aos 15 anos. Chega nessa idade e os meninos ficam naquele ‘buraco negro’, sem saber para onde é que vão. Esse evento foi fundamental para mostrar as opções que a modalidade tem, e que a vela não é um bicho de sete cabeças”, afirmou o medalhista olímpico Torben Grael, que complementa: “o desafio é fazer essa transição e ajudar para que eles optem pelo barco mais interessante, pelo desejo e aptidão física de cada um. O contato com velejadores mais experiente e consagrados é fundamental, para mostrar que o caminho está aí para eles trilharem”.
“Graças ao Bradesco, hoje podemos apoiar mais de uma equipe por classe. Isso estimula os atletas das classes de base a seguir crescendo, principalmente quando eles saem da classe Optimist, na qual recebem apoio dos pais, e buscam a profissionalização”, finaliza Grael.
No evento, os futuros velejadores participaram ao lado dos atletas olímpicos de palestras e baterias de experimentação dos barcos, como os da classe Laser, 29er, 420 e Windsurf.
Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/Bradesco
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada
St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano
Barcos do estaleiro catarinense estarão em eventos náuticos dos EUA e Alemanha de forma simultânea nos próximos dias