Além de ter a água despoluída, Rio Pinheiros ganha passarela que vai de margem a margem

Durante muito tempo, São Paulo deu as costas para o Pinheiros. A ideia é trazer a população de volta à beira do rio

29/09/2022

Durante o 7º Congresso Internacional Náutica, promovido pelo Grupo Náutica, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fernando Chucre, disse que pouquíssimas pessoas acreditaram quando o então governador João Dória prometeu despoluir o Rio Pinheiros e revitalizar o entorno do canal.

 

Quatro anos depois, o Novo Rio Pinheiros é realidade, com 85% dos pontos de medição dentro das metas de limpeza, de 30 mg/l de DBO, o que significa a volta de vida em suas águas. Para isso, 650 mil imóveis foram conectados à rede de esgoto, 118 mil acima da meta inicial.

 

“Junto com a melhoria da qualidade da água, fizemos a revitalização do entorno do canal, que inclui a criação do Parque Bruno Covas e a instalação de uma passarela ligando as duas margens do rio”, destacou Chucre.

 

Durante muito tempo, São Paulo deu as costas para o Pinheiros. A ideia é trazer a população de volta à beira do rio.

 

A iniciativa privada também abraçou o projeto. Além do Parque Bruno Covas, que recebe mais de 200 mil visitantes por mês, a extensão da ciclovia Franco Montoro ganhou o Ciclo Beach Tennis, área de lazer que conta com duas quadras de areia para prática do esporte.

 

Outra boa notícia é o início da recuperação do Tietê, o rio que corta o estado de São Paulo. De acordo com o secretário, o governo está investindo R$ 500 milhões apenas para a revitalização da nascente do rio, na região de Salesópolis. E outros R$ 3,5 bilhões serão investidos em cinco anos no trecho que inclui a capital, onde a polução é mais crítica. Mais um sonho que poderá se tornar realidade, como o do Novo Rio Pinheiros.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine