Além de ter a água despoluída, Rio Pinheiros ganha passarela que vai de margem a margem
Durante muito tempo, São Paulo deu as costas para o Pinheiros. A ideia é trazer a população de volta à beira do rio
Durante o 7º Congresso Internacional Náutica, promovido pelo Grupo Náutica, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fernando Chucre, disse que pouquíssimas pessoas acreditaram quando o então governador João Dória prometeu despoluir o Rio Pinheiros e revitalizar o entorno do canal.
Quatro anos depois, o Novo Rio Pinheiros é realidade, com 85% dos pontos de medição dentro das metas de limpeza, de 30 mg/l de DBO, o que significa a volta de vida em suas águas. Para isso, 650 mil imóveis foram conectados à rede de esgoto, 118 mil acima da meta inicial.
“Junto com a melhoria da qualidade da água, fizemos a revitalização do entorno do canal, que inclui a criação do Parque Bruno Covas e a instalação de uma passarela ligando as duas margens do rio”, destacou Chucre.
Durante muito tempo, São Paulo deu as costas para o Pinheiros. A ideia é trazer a população de volta à beira do rio.
A iniciativa privada também abraçou o projeto. Além do Parque Bruno Covas, que recebe mais de 200 mil visitantes por mês, a extensão da ciclovia Franco Montoro ganhou o Ciclo Beach Tennis, área de lazer que conta com duas quadras de areia para prática do esporte.
Outra boa notícia é o início da recuperação do Tietê, o rio que corta o estado de São Paulo. De acordo com o secretário, o governo está investindo R$ 500 milhões apenas para a revitalização da nascente do rio, na região de Salesópolis. E outros R$ 3,5 bilhões serão investidos em cinco anos no trecho que inclui a capital, onde a polução é mais crítica. Mais um sonho que poderá se tornar realidade, como o do Novo Rio Pinheiros.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
"Titanic brasileiro": maior tragédia marítima brasileira aconteceu em Ilhabela e durou cinco minutos
Naufrágio do Príncipe de Astúrias completou 108 anos em 2024 e pode ter vitimado aproximadamente mil pessoas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort
NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa