Além de ter a água despoluída, Rio Pinheiros ganha passarela que vai de margem a margem
Durante muito tempo, São Paulo deu as costas para o Pinheiros. A ideia é trazer a população de volta à beira do rio
Durante o 7º Congresso Internacional Náutica, promovido pelo Grupo Náutica, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fernando Chucre, disse que pouquíssimas pessoas acreditaram quando o então governador João Dória prometeu despoluir o Rio Pinheiros e revitalizar o entorno do canal.
Quatro anos depois, o Novo Rio Pinheiros é realidade, com 85% dos pontos de medição dentro das metas de limpeza, de 30 mg/l de DBO, o que significa a volta de vida em suas águas. Para isso, 650 mil imóveis foram conectados à rede de esgoto, 118 mil acima da meta inicial.
“Junto com a melhoria da qualidade da água, fizemos a revitalização do entorno do canal, que inclui a criação do Parque Bruno Covas e a instalação de uma passarela ligando as duas margens do rio”, destacou Chucre.
Durante muito tempo, São Paulo deu as costas para o Pinheiros. A ideia é trazer a população de volta à beira do rio.
A iniciativa privada também abraçou o projeto. Além do Parque Bruno Covas, que recebe mais de 200 mil visitantes por mês, a extensão da ciclovia Franco Montoro ganhou o Ciclo Beach Tennis, área de lazer que conta com duas quadras de areia para prática do esporte.
Outra boa notícia é o início da recuperação do Tietê, o rio que corta o estado de São Paulo. De acordo com o secretário, o governo está investindo R$ 500 milhões apenas para a revitalização da nascente do rio, na região de Salesópolis. E outros R$ 3,5 bilhões serão investidos em cinco anos no trecho que inclui a capital, onde a polução é mais crítica. Mais um sonho que poderá se tornar realidade, como o do Novo Rio Pinheiros.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada
St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano