Visitantes do Rio Boat Show 2022 puderam conferir os anodos de sacrifício da Zigmo

Por: Redação -
21/04/2022
Foto: Rogério Pallatta

Especializada em anodos de zinco, alumínio e magnésio, a brasileira Zigmo, que está no mercado há mais de 25 anos, foi uma das atrações do shopping no Rio Boat Show 2022, que, após um hiato de três anos, voltou a abrilhantar a já belíssima Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

A empresa representa uma autoridade na produção de terminais de bateria para o segmento náutico, e a tendência, na última década, foi só expandir a oferta de produtos. A técnica utilizada por eles é a fundição por gravidade e por cera perdida, para atender não só o comércio de peças, mas a indústria também.

Qualquer embarcação atracada ou navegando em água doce, salgada ou salobra, está sujeita à corrosão e seus efeitos geram consequências graves ocasionando elevados custos para seus proprietários.

Os metais quando imersos em um eletrólito (água do mar, por exemplo) têm diferentes potenciais eletroquímicos quando em contato um com o outro, e formam uma célula galvânica. O metal com menor potencial na célula galvânica (menos nobre) será então corroído e o com maior potencial (mais nobre) será protegido. Um exemplo prático é o hélice de bronze e o eixo de aço inox mergulhados na água do mar: como o bronze do hélice é menos nobre, ele será corroído e o eixo de aço inox estará protegido.

“Se você quiser proteger ambos os metais (tanto o bronze do hélice como o eixo de inox), precisa conectar um terceiro metal que é mais ativo (menos nobre) do que os dois primeiros. O metal mais ativo (zinco, por exemplo) torna-se o anodo para os outros e é sacrificado pela corrosão, protegendo o catodo o hélice e o eixo de inox), então temos o anodo de sacrifício. Para uso prático, recorre-se a série galvânica de materiais metálicos em relação à água do mar, que constituem a ordenação dos metais segundo seu comportamento neste meio”, afirma a empresa.

A 23ª edição do maior salão náutico outdoor da América Latina aconteceu de 3 a 10 de abril, na Marina da Glória, reunindo os principais lançamentos e destaques do mercado em um só lugar, com barcos na água e a bela Baía de Guanabara como cenário, além de diversas atrações. Foram oito dias de muita interação entre clientes, fabricantes, distribuidores e revendedores do setor.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público