Brasil no radar global: ApexBrasil promove ação inédita de exportação durante o Boat Show de Itajaí

Com rodadas internacionais de negócios e visitas técnicas, evento se transformou em vitrine mundial para a indústria brasileira

Por: Nicole Leslie -
07/07/2025
Eduardo Colluna, Presidente da Acobar, em apresentação no espaço da ApexBrasil no Boat Show de Itajaí: Foto: Rivo Biehl / Revista Náutica

Pela primeira vez, a indústria náutica brasileira esteve no centro de uma operação internacional de promoção comercial. A ação foi realizada durante o Marina Itajaí Boat Show e promovida pela ApexBrasil — Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. A iniciativa inédita aproximou 15 empresas nacionais de compradores vindos de quatro continentes

A ação marcou um novo capítulo para o setor, com foco em geração de negócios, abertura de mercados e consolidação do Brasil como referência global na fabricação de embarcações, motores, tecnologias e serviços especializados.

 

As rodadas de negócios aconteceram nos dias 4 e 5 de julho, coordenadas pela ApexBrasil em parceria com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar) e com o apoio do Sebrae.

Grupo ApexBrasil no Boat Show em Itajaí. Foto: Gabriela Tavares / Revista Náutica

Participaram representantes da China, Emirados Árabes, Moçambique, Chile, Rússia e de outros países. Os encontros foram agendados com empresas brasileiras selecionadas a partir do perfil exportador e potencial de oferta internacional.

“É um movimento histórico para o setor náutico nacional. Pela primeira vez, temos o segmento inserido em uma política estruturada de estímulo às exportações, dentro de um Boat Show”, destacou Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica, que engloba a Boat Show Eventos.

Essa ação fortalece toda a cadeia produtiva e posiciona o Brasil no radar de mercados estratégicos– Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica

Mais do que rodadas de reuniões, a ação também levou os compradores internacionais para dentro das fábricas. Um exemplo foi a visita técnica à sede da Fibrafort, em Itajaí, uma das principais fabricantes de barcos da América do Sul.

Representantes estrangeiros em visita à fábrica da Fibrafort, em Itajaí. Foto: Fibrafort / Reprodução

Na ocasião, os representantes estrangeiros puderam conhecer de perto os processos de produção das lanchas Focker e realizar test-drives no mar. A experiência mostrou, na prática, o nível de tecnologia, segurança e inovação dos produtos brasileiros.

 

O especialista em competitividade da ApexBrasil, José Mendes, disse que a expectativa dessa iniciativa é aproximar e criar conexões comerciais relevantes para ampliar a presença de marcas nacionais no exterior. “Nosso objetivo é posicionar o Brasil como um fornecedor global de soluções náuticas de alto valor agregado”, complementa.

Reunião estratégica no espaço da ApexBrasil no Marina Itajaí Boat Show. Foto: Rivo Biehl / Revista Náutica

A iniciativa faz parte do programa Exporta Mais Brasil, criado para promover produtos e serviços brasileiros no mercado internacional. Lançado em 2023, o programa contabiliza mais de seis mil reuniões entre empresas brasileiras e compradores de 65 países, com R$ 553 milhões em negócios gerados.


A edição voltada ao setor náutico, no entanto, trouxe como diferencial o foco em produtos com alto nível de customização e a curadoria especializada de compradores com histórico comprovado de importações.

 

Ao integrar a agenda de internacionalização da ApexBrasil ao calendário do Marina Itajaí Boat Show, o país dá um passo ousado — e bastante estratégico. E o objetivo é um só: posicionar a indústria náutica brasileira como protagonista para além de suas águas.

Marina Itajaí Boat Show 2025

Celebrado em um dos principais polos da indústria náutica brasileira, o Marina Itajaí Boat Show 2025 levou atrativos para todos os gostos. Nas embarcações, os modelos foram dos jets aos grandes iates, passando por veleiros e lanchas de pequeno, médio e grande porte.

 

Quem busca por motores, o coração dos barcos, pôde encontrar quatro das principais marcas do setor reunidas: Yanmar, Yamaha, Hidea e Volvo Penta.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

Inovação da edição 2025, o evento teve o primeiro shopping náutico 100% flutuante do Brasil, montado sobre a Baía Afonso Wippel. Além dele, uma segunda área de shopping, na área seca, reuniu ampla variedade de empresas apresentando acessórios e serviços para embarcações.

 

Enfatizando que o lifestyle náutico vai muito além dos barcos, o evento teve ainda uma série de empreendimentos de luxo apresentados, bem como dois carrões: um DBX707, SUV da Aston Martin, e o Artura, superesportivo híbrido da McLaren.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    SP Boat Show: Rossini terá lançamento e modelo de entrada por menos de R$ 120 mil

    Estaleiro apresentará com exclusividade a nova cabinada de 31 pés R31k, além da recém-lançada R170

    Túnel de Navegantes a Itajaí: Banco Mundial pode financiar US$ 12,1 milhões para obra em SC

    Operação de crédito internacional foi autorizada pelo Tesouro Nacional para projeto que promete melhorar a mobilidade na região

    Motores de popa dos 20 aos 60 hp: Anmax apresenta lançamentos no Boat Show de SP

    Distribuidora oficial da Yamarine no Brasil, marca também apresentará linha de peças de reposição da empresa japonesa

    Orcas caçam em duplas para comer mais rápido, revela estudo na Noruega

    Pesquisadores registraram o comportamento com drones e observaram padrão em tática eficiente

    3 lançamentos: Flexboat atracará no São Paulo Boat Show com 14 barcos

    Embarcações infláveis da tradicional fabricante prometem ampla variedade. Evento acontece de 18 a 23 de setembro, no São Paulo Expo