Londres tem ponte que vira de cabeça para baixo para passagem de barcos
A construção usa a força humana para movimentar as 12 toneladas da ponte giratória


Com a finalidade de facilitar tanto a travessia de ciclistas e pedestres como também de barcos, um arquiteto criou em Londres uma curiosa de ponte giratória. A Cold Dock Bridge possui uma técnica bem rústica de funcionamento e fica de cabeça para baixo.
Quer morar em um navio? Cruzeiro ao redor do mundo custa US$ 30 mil ao ano
Compre seu ingresso para o Rio Boat Show 2023
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O projeto assinado é por Thomas Randall-Page. A ponte está instalada sobre o Canal Lea, no subúrbio de Londres. É composta por duas estruturas quadradas e uma plataforma plana de aço.


Dessa forma, quando alguma embarcação estiver navegando pelo canal, a ponte roda para as margens e o piso plano se torna o teto.
A Cold Dock Bridge foi construída com um sistema de rodas-dentadas. Por isso, ela pode ser movimentada, com a força humana, pelos trilhos instalados nas paredes internas do canal. Todo o processo de movimentar as 12 toneladas da ponte giratória leva cerca de 20 minutos.


O projeto foi construído em uma doca que estava desativada desde 1980 e havia se tornado um depósito de lixo. Mas, a organização sem fins lucrativos Gasworks Dock Partnership levou seus voluntários para trabalharem na transformação do local. Então, a equipe conseguiu despoluir o cais, transformando-o em um espaço comunitário criativo.
Como esse processo de revitalização ainda está acontecendo, outro objetivo da equipe de voluntários é demolir a barragem. Assim, o cais poderá ser usado novamente.


Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcações dos 19 aos mais de 30 pés estarão nas águas da Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio
Horse Powertrain estreia no setor com a brasileira Hybdor, adaptando motor do Renault Duster para versão híbrida e flex (gasolina e etanol)
Ainda em construção, embarcação combina luxo ao vintage e já está quase totalmente reservada para passeios em 2026
São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana
Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar