Assustadoramente perto! Caça F-16 sobrevoa barco pesqueiro a toda velocidade; assista

Embarcação navegava no Mediterrâneo quando foi surpreendida pelo estrondo da aeronave turca

12/01/2024
Foto: Muhabir Haber / Youtube / Reprodução

Como o tipo de coisa que só se acredita vendo — e ainda assim é difícil de acreditar –, um barco pesqueiro que navegava pelas águas do Mediterrâneo foi surpreendido pelo gigantesco estrondo de um caça a jato.

A aeronave de guerra passou assustadoramente próximo da água, a menos de um metro acima da embarcação, como diversos vídeos registraram. Comandado pela Força Aérea da Turquia, o avião em questão é um F-16, considerado o caça mais popular do mundo.


Para se ter uma ideia do quão impressionante foi o feito, o caça F-16 é um modelo supersônico, ou seja, atinge uma velocidade acima de 1.235 km/h. Além disso, o F-16 estava armado com mísseis e fazia um voo em ala, junto de outro do mesmo modelo, quando decidiu “assustar” o barco pesqueiro.

 

O flagrante, feito em dezembro de 2023, foi registrado de vários ângulos, um deles, inclusive, pelo próprio caça da Força Aérea Turca, que tem em seu interior uma câmera em 360 graus.


Um terceiro vídeo, gravado pelo ala do piloto que fez a passagem baixa, mostra claramente que o barco ficou a menos de um metro do caça F-16, mas também levanta a dúvida: real ou combinado?

De qualquer forma, mesmo que os envolvidos soubessem do planejado, não da para negar: a ideia foi muito arriscada — e corajosa.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!

    Quanto de plástico pode matar um animal marinho? Estudo analisou quantidades e tipos mais letais

    De acordo com o estudo, a ingestão de quantidades pequenas de plástico podem aumentar em 90% a chance de morte de alguns animais

    Tripulação francesa bate recorde de volta ao mundo mais rápida em um veleiro

    Liderada por Thomas Coville e a bordo do trimarã Sodebo Ultim 3, equipe circunavegou o globo em 40 dias e 10 horas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras

    "Jet" de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!

    À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais