Australiano torna-se o homem mais velho a dar uma volta ao mundo sozinho sem escalas


Dar uma volta ao mundo sem escalas e velejando em solitário é coisa para gente jovem e bombada, certo? Não acredite nisso. O australiano Bill Hatfield, de 81 anos, que o diga. No último sábado, 22 de fevereiro, ao atracar no Southport Yacht Club, na Ilha de Southport, na Austrália, ele se tornou o homem mais velho a completar uma viagem de circum-navegação em solitário. Foram 259 dias de mar a bordo do veleiro L’Eau Commotion, de 38 pés, sem paradas e sem assistência, desde que soltou as amarras, dia 8 de junho 2019.
“É muito melhor do que ficar sentado em uma daquelas casas antigas que se fica esperando para morrer”, disse Bill, um pescador aposentado, ao justificar a aparente loucura. O curioso é que ele optou por para seguir o rumo oeste, ou seja, na rota oposta à seguida pelos velejadores que competem em regatas como a Vendée Globe e a Ocean Race. Isso significa navegar contra as correntes e os ventos predominantes dos oceanos Índico, Atlântico e Pacífico Sul.
Para sobreviver durante esses oito meses a bordo de seu veleiro, Bill Hatfield usou a água do mar purificada por um dessalinizador e consumiu uma dieta espartana, com um menu diário composto por três latas de feijão, uma lata de atum, 100 gramas de arroz, farinha ou aveia e 150 gramas de leite em pó, além de tudo o que conseguiu pescar.
Um dos piores momentos da viagem foi quando o velejador octogenário caiu no mar, sem colete, enquanto manejava uma vela. Por sorte, ele conseguiu se agarrar e voltar a bordo. uma lição para quem pretende se dedicar aos encantos e desafios dos mares. Com essa circum-navegação, o australiana superou o antigo recorde de longevidade, de Jeanne Socrates, a mulher que em setembro passado fez uma turnê solo pelo mundo em 330 dias, ao 77 anos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
SS United States tem sido cuidadosamente limpo para ser transformado em um enorme recife artificial de corais
Descoberta aconteceu em Dubrovnik, sul da Croácia, enquanto trabalhadores instalavam uma tubulação
Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países
Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis
Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores