Australiano torna-se o homem mais velho a dar uma volta ao mundo sozinho sem escalas

27/02/2020

Dar uma volta ao mundo sem escalas e velejando em solitário é coisa para gente jovem e bombada, certo? Não acredite nisso. O australiano Bill Hatfield, de 81 anos, que o diga. No último sábado, 22 de fevereiro, ao atracar no Southport Yacht Club, na Ilha de Southport, na Austrália, ele se tornou o homem mais velho a completar uma viagem de circum-navegação em solitário. Foram 259 dias de mar a bordo do veleiro L’Eau Commotion, de 38 pés, sem paradas e sem assistência, desde que soltou as amarras, dia 8 de junho 2019.

“É muito melhor do que ficar sentado em uma daquelas casas antigas que se fica esperando para morrer”, disse Bill, um pescador aposentado, ao justificar a aparente loucura. O curioso é que ele optou por para seguir o rumo oeste, ou seja, na rota oposta à seguida pelos velejadores que competem em regatas como a Vendée Globe e a Ocean Race. Isso significa navegar contra as correntes e os ventos predominantes dos oceanos Índico, Atlântico e Pacífico Sul.

Para sobreviver durante esses oito meses a bordo de seu veleiro, Bill Hatfield usou a água do mar purificada por um dessalinizador e consumiu uma dieta espartana, com um menu diário composto por três latas de feijão, uma lata de atum, 100 gramas de arroz, farinha ou aveia e 150 gramas de leite em pó, além de tudo o que conseguiu pescar.

 

Um dos piores momentos da viagem foi quando o velejador octogenário caiu no mar, sem colete, enquanto manejava uma vela. Por sorte, ele conseguiu se agarrar e voltar a bordo. uma lição para quem pretende se dedicar aos encantos e desafios dos mares. Com essa circum-navegação, o australiana superou o antigo recorde de longevidade, de Jeanne Socrates, a mulher que em setembro passado fez uma turnê solo pelo mundo em 330 dias, ao 77 anos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024

    Canal Náutica no YouTube fará cobertura ao vivo do Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transmissão ao vivo todos os dias