Baleias-francas são avistadas no litoral de Santa Catarina

22/06/2023

Pela primeira vez no ano, foram avistadas baleias-francas em Santa Catarina. A equipe do Instituto ProFranca afirmou que houve registros em diversos pontos do litoral catarinense, como nas cidades de Laguna (Cabo de Santa Marta), Praia Grande e Imbituba (Praia de Ibiraquera e Vila Nova).

Os especialistas esperam um aumento no aparecimento dessa espécie ao longo dos próximos dias, explicou Karina Groch, bióloga do Instituto.

No ano passado, somente entre os dias 20 e 21 de setembro, a equipe avistou cerca de 250 baleias-francas em Santa Catarina — muitas delas, mães e filhotes. A maioria estava na região de Gamboa, Siriú, Guarda do Embaú, Itapirubá do Norte, Vila e Praia central de Garopaba.

Este novo registro no litoral catarinense coincide com o início do período de reprodução da espécie. O padrão reprodutivo das baleias-francas é entre julho e novembro, mas com o índice maior em setembro.


Mesmo sendo trianual, o ciclo de reprodução desse tipo de baleia pode variar. Para o gerente de pesquisa do Instituto ProFranca, Eduardo Renault, isso normalmente acontece quando a fêmea perde o filhote ou quando ela não chega a engravidar. Contudo, a alteração ainda não tem explicação científica.

Na visão dos biólogos, as mudanças climáticas acabam por afetar a disponibilidade dos alimentos e, como consequência, afeta a reprodução das baleias-francas.

Saiba mais sobre as baleias-franca

Cada baleia-franca pode pesar até 80 toneladas e possui cerca de 250 pares de barbatanas — as cerdas bucais que elas têm no lugar dos dentes. As fêmeas podem atingir até 17 metros de comprimento, enquanto os machos medem um pouco menos.

É comum haver em seu corpo manchas brancas no ventre. Essa espécie de baleia não tem aleta dorsal e apresenta calosidades na parte da cabeça — que nascem naturalmente da pele e ficam rígidas ao longo dos anos. É nesta parte que vivem os ciamídeos, os crustáceos que acompanham as baleias por toda a sua vida.

Vale ressaltar que o monitoramento das espécies começou na década de 1980 e o ano que mais teve registros foi em 2018, quando 280 baleias-francas foram avistadas no Sul do país.

Toda a equipe de pesquisa segue otimista com estes resultados, pois é o efeito da conscientização e preservação desses animais.

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    GTA VI reforça cultura náutica de Vice City com lanchas, canais e vida à beira-mar

    Novo jogo da Rockstar se passa em Leonida, estado fictício inspirado na Flórida, e usa praias, barcos, pântanos e marinas como parte da ambientação

    Pelo Instagram, Martine Grael anuncia saída do time Brasil no SailGP: “Oficialmente desempregada”

    Bicampeã olímpica foi a primeira capitã da história da disputa pelo Mubadala Brazil, primeira equipe sul-americana do campeonato

    Marinha localiza pesqueiro com seis tripulantes após dias de buscas no Ceará

    Pesqueiro estava sem comunicação desde 27 de agosto e foi encontrado à deriva após uma avaria no sistema de propulsão

    Sedna apresentará barcos robustos para pescadores no São Paulo Boat Show

    Embarcações CC 320 e Cat 370 terão condições especiais e exclusivas para quem fechar negócio durante o evento

    Fórum Náutico Internacional da ANB reúne especialistas para discutir Economia Azul em Salvador

    Evento será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, no Terminal de Cruzeiros de Salvador, com debates sobre turismo náutico, infraestrutura, indústria, sustentabilidade e futuro dos oceanos