Baleias-francas são avistadas no litoral de Santa Catarina

Período reprodutivo da espécie começa em julho, quando diversos registros costumam ocorrer no Sul do país

22/06/2023
Fotos: Instituto Australis/Divulgação

Pela primeira vez no ano, foram avistadas baleias-francas em Santa Catarina. A equipe do Instituto ProFranca afirmou que houve registros em diversos pontos do litoral catarinense, como nas cidades de Laguna (Cabo de Santa Marta), Praia Grande e Imbituba (Praia de Ibiraquera e Vila Nova).

Os especialistas esperam um aumento no aparecimento dessa espécie ao longo dos próximos dias, explicou Karina Groch, bióloga do Instituto.

No ano passado, somente entre os dias 20 e 21 de setembro, a equipe avistou cerca de 250 baleias-francas em Santa Catarina — muitas delas, mães e filhotes. A maioria estava na região de Gamboa, Siriú, Guarda do Embaú, Itapirubá do Norte, Vila e Praia central de Garopaba.

Este novo registro no litoral catarinense coincide com o início do período de reprodução da espécie. O padrão reprodutivo das baleias-francas é entre julho e novembro, mas com o índice maior em setembro.


Mesmo sendo trianual, o ciclo de reprodução desse tipo de baleia pode variar. Para o gerente de pesquisa do Instituto ProFranca, Eduardo Renault, isso normalmente acontece quando a fêmea perde o filhote ou quando ela não chega a engravidar. Contudo, a alteração ainda não tem explicação científica.

Na visão dos biólogos, as mudanças climáticas acabam por afetar a disponibilidade dos alimentos e, como consequência, afeta a reprodução das baleias-francas.

Saiba mais sobre as baleias-franca

Cada baleia-franca pode pesar até 80 toneladas e possui cerca de 250 pares de barbatanas — as cerdas bucais que elas têm no lugar dos dentes. As fêmeas podem atingir até 17 metros de comprimento, enquanto os machos medem um pouco menos.

É comum haver em seu corpo manchas brancas no ventre. Essa espécie de baleia não tem aleta dorsal e apresenta calosidades na parte da cabeça — que nascem naturalmente da pele e ficam rígidas ao longo dos anos. É nesta parte que vivem os ciamídeos, os crustáceos que acompanham as baleias por toda a sua vida.

Vale ressaltar que o monitoramento das espécies começou na década de 1980 e o ano que mais teve registros foi em 2018, quando 280 baleias-francas foram avistadas no Sul do país.

Toda a equipe de pesquisa segue otimista com estes resultados, pois é o efeito da conscientização e preservação desses animais.

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024

    Almirante Carlos Roberto detalha novos barcos da Marinha no NÁUTICA Talks

    Principais projetos estratégicos em andamento, construções do navio polar e de nova fragata serão destrinchadas durante o Rio Boat Show 2024