Bandeira Azul


A renovação da certificação Bandeira Azul da Marinas Nacionais foi confirmada em reunião realizada pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, em Copenhagen, na Dinamarca.
A revalidação da Bandeira Azul foi o fruto da compreensão da importância da preservação dos recursos naturais adotada por todos os usuários e colaboradores da Marinas Nacionais. O Júri Internacional do Programa também aprovou as candidaturas da Praia do Tombo (Guarujá, SP), da Prainha (Rio de Janeiro, RJ) e da Marina Costabella (Angra dos Reis, RJ).
Ao participar do Programa Bandeira Azul, as praias e marinas comprometem-se com o cumprimento de critérios distribuídos em quatro categorias (educação ambiental, segurança e equipamentos, qualidade da água e gestão ambiental).
A coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, elogiou o trabalho realizado pela Marinas Nacionais. “É sempre gratificante reavaliar os candidatos e constatar os esforços realizados por todos para a manutenção da certificação. Aprendemos com todos os candidatos novos modelos e soluções diversas para as dificuldades que se apresentam durante o ano e a Marinas Nacionais é sempre um belíssimo exemplo de gestão e pode ser considerada modelo para outras marinas no Brasil.”
Para ser certificada, a praia ou marina deve passar por três instâncias de avaliação, inicialmente pelo Operador Nacional do Programa (no Brasil é o Instituto Ambiental Ratones), em seguida pelo Júri Nacional e finalmente pelo Júri Internacional.
O trabalho para manter a Bandeira Azul é permanente e cheio de desafios, pois depende da colaboração de todos os usuários da marina, entre colaboradores, marinheiros, clientes e prestadores de serviços.
A temporada 2014/15 começou, oficialmente, em 1º de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas em uma cerimônia especial no dia 29 deste mês de novembro.
O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.
Foto: Divulgação
Informações: assessoria de imprensa
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade