Bandeira Azul

Por: Redação -
01/12/2014

A renovação da certificação Bandeira Azul da Marinas Nacionais, aprovada em reunião realizada pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, em Copenhagen, na Dinamarca, foi celebrada em uma cerimônia realizada na sede da marina, no último sábado, dia 29 de novembro.

O presidente do Instituto Ambiental em Rede (IAR), operador do Programa Bandeira Azul no Brasil, Ricardo Cerruti, elogiou a conquista da Marinas Nacionais. “É uma grande honra porque não é tão simples atender todos os critérios e é muito bom ver uma marina tão organizada se esforçando para cumprir os objetivos do programa.”

Ricardo Cerruti fez a entrega da bandeira para o sócio administrativo da Marinas Nacionais, Juan Alfredo Rodriguez, que realizou o hasteamento. “A conquista da renovação da Bandeira Azul deve ser dividida com todos os usuários, marinheiros, colaboradores, prestadores de serviços e nossos clientes, pois é árduo o esforço em cumprir, diariamente, os compromissos assumidos com a gestão responsável dos recursos naturais”, declarou Juan Alfredo Rodriguez.

A prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, prestigiou o evento e destacou que o município é o único da América Latina a contar com uma marina e com uma praia certificada pelo Programa Bandeira Azul (a praia do Tombo está em sua quinta renovação). “Cumprimento à direção, aos colaboradores e aos usuários da Marinas Nacionais por essa conquista que traz tanto orgulho ao nosso município.”

A certificação Bandeira Azul é concedida pela FEE (Foundation for Environmental Education), organização não governamental internacional e pelo Instituto Ambiental em Rede (IAR) no Brasil a praias e marinas que cumprem os critérios exigidos para o programa: informação e educação ambiental; gestão ambiental; segurança e serviços e; qualidade da água.

O Júri Internacional é composto pela FEE, World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

Fotos: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Turismo sustentável na Amazônia foi destaque em debate do Mtur a bordo do JAQ H1

    A secretária-executiva Ana Carla Lopes destacou o simbolismo do painel por um turismo sustentável dentro do barco movido a hidrogênio

    Salão de Usados NÁUTICA: Fairfax é a seguradora oficial do evento

    Há mais de 35 anos no mercado, empresa oferece seguros para embarcações que cobre diversas necessidades

    JAQ H1 reuniu mais de mil pessoas durante abertura à visitação pública na COP30

    Embarcação movida a hidrogênio verde recebeu moradores e participantes da conferência para uma visita guiada nos dias 15 e 16 de novembro

    Motor Yanmar é colocado no Veleiro Bravura no 16º episódio da série

    Angelo Guedes avança em pontos importantes, embora ainda deva enfrentar desafios. Confira!

    Baseada em fatos reais: minissérie da Netflix retoma o Naufrágio de Heweliusz aos holofotes

    Em cinco episódios, produção recria tragédia e desdobramentos em busca de justiça