Bandeira Azul

Por: Redação -
01/12/2014

A renovação da certificação Bandeira Azul da Marinas Nacionais, aprovada em reunião realizada pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, em Copenhagen, na Dinamarca, foi celebrada em uma cerimônia realizada na sede da marina, no último sábado, dia 29 de novembro.

O presidente do Instituto Ambiental em Rede (IAR), operador do Programa Bandeira Azul no Brasil, Ricardo Cerruti, elogiou a conquista da Marinas Nacionais. “É uma grande honra porque não é tão simples atender todos os critérios e é muito bom ver uma marina tão organizada se esforçando para cumprir os objetivos do programa.”

Ricardo Cerruti fez a entrega da bandeira para o sócio administrativo da Marinas Nacionais, Juan Alfredo Rodriguez, que realizou o hasteamento. “A conquista da renovação da Bandeira Azul deve ser dividida com todos os usuários, marinheiros, colaboradores, prestadores de serviços e nossos clientes, pois é árduo o esforço em cumprir, diariamente, os compromissos assumidos com a gestão responsável dos recursos naturais”, declarou Juan Alfredo Rodriguez.

A prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, prestigiou o evento e destacou que o município é o único da América Latina a contar com uma marina e com uma praia certificada pelo Programa Bandeira Azul (a praia do Tombo está em sua quinta renovação). “Cumprimento à direção, aos colaboradores e aos usuários da Marinas Nacionais por essa conquista que traz tanto orgulho ao nosso município.”

A certificação Bandeira Azul é concedida pela FEE (Foundation for Environmental Education), organização não governamental internacional e pelo Instituto Ambiental em Rede (IAR) no Brasil a praias e marinas que cumprem os critérios exigidos para o programa: informação e educação ambiental; gestão ambiental; segurança e serviços e; qualidade da água.

O Júri Internacional é composto pela FEE, World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

Fotos: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Edição 392 da Revista Náutica já está disponível nas bancas e no app

    Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição

    Max Verstappen recebe iate avaliado em mais de R$ 70 milhões na Itália

    Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto

    Megaiate grego O'Madeleine tem deque com cinema e beach club com spa

    Projeto da Golden Yachts aposta em áreas de bem-estar dos hóspedes para conquistar o mercado

    Navegar para descobrir: oportunidades para o turismo náutico no Brasil

    Especialista no tema, Bianca Colepicolo analisa obstáculos para setor e propõe soluções para crescimento da área

    2ª etapa da SailGP: Brasil garante melhor posição em uma regata desde estreia na competição

    Comandado pela campeã olímpica Martine Grael, equipe ainda registrou a maior velocidade atingida no 1º dia de regatas em Auckland