Barcelona sediará as regatas da America’s Cup 2024

Por: Redação -
31/03/2022

O Royal New Zealand Yacht Squadron e o Emirates Team New Zealand anunciaram, nesta terça (29), que a cidade de Barcelona, na Espanha, será a sede da America’s Cup 2024. A 37ª edição da mais antiga competição de barcos do mundo ocorrerá em setembro e outubro de 2024.

 

A confirmação veio após coletiva de imprensa que reuniu autoridades espanholas e o chefe da equipe neozelandesa, Grand Dalton. O time liderado por Peter Burling ganhou a taça Auld Mug nas duas últimas edições, disputadas em Bermudas e Auckland, respectivamente.

 

Os neozelandeses apostaram em Barcelona para assumir o lugar da própria cidade local de Auckland como anfitriã depois que a cidade irlandesa de Cork desistiu da disputa.

 

Além da cidade catalã, a também espanhola Málaga e Jeddah, na Arábia Saudita, estavam no páreo. A Espanha já sediou a America’s Cup no passado, em Valência. “Barcelona é realmente uma das cidades mais reconhecidas do mundo, então ter a capacidade de sediar o evento de vela mais reconhecido do mundo é extremamente emocionante”, disse Grand Dalton.

 

“Como defensores da America’s Cup, sempre sentimos a responsabilidade de fazer crescer o evento, o público e o esporte da vela em escala global, e certamente ter o evento sediado em uma cidade importante como Barcelona nos permitirá impulsionar isso”.

 

O Royal New Zealand Yacht Squadron, como vencedor da última Copa América, tem o direito de decidir a próxima cidade-sede. A ideia no papel foi aproximar o público das regatas com os AC75.

 

 

No BID, que é a disputa pela sede, os neozelandeses teriam recusado uma oferta de US$ 99 milhões do governo da Nova Zelândia e do Conselho de Auckland para sediar a próxima edição.

 

A cidade catalã, que recebeu a Olimpíada de 1992, tem instalações de classe mundial para a modalidade, como bases de equipes, infraestrutura técnica e superiates.

 

Os fatores levados em conta foram a hospitalidade, a mídia e a disponibilidade de espaço para o village que receberá os fãs.

 

“É um evento esportivo histórico, que tem grande projeção mundial. A America’s Cup não é apenas uma atividade esportiva isolada, e oferece muito mais do que isso para o Host Venue. É um evento que vai gerar retorno em várias plataformas ao longo dos anos e deixará um importante legado para a Catalunha”, disse o presidente da Generalitat de Catalunya, Pere Aragonés.

 

Nos meses de setembro e outubro, Barcelona tem vento médio de 9 a 15 nós. O local sediará, em paralelo, a primeira Women’s America’s Cup e a Youth America’s Cup.

 

A regata da America’s Cup é o evento mais antigo do esporte internacional, fundado em 1851.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Caranguejos-aranha formam "tapete vermelho" no fundo do mar e intrigam cientistas

    Região onde animais foram avistados é rodeada de mistérios, como cânions submarinos e hotspots de biodiversidade

    Nova expedição promete cruzar o Ártico com zero emissão de carbono

    Viagens no navio de 230 pés com capacidade para 38 hóspedes acontecerão a partir de 2026

    Praia de Paulista: rio Pinheiros ganha prainha com música, yoga e beach tennis

    Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades

    Boat Show de Foz contou com ações do Instituto Orizzonte para promover sustentabilidade

    Reciclagem de resíduos e compensação de carbono foram destaque dentro do evento náutico do oeste do Paraná

    Toulon Náutica se consolida como representante oficial da FS Yachts em Paraty

    Linha completa do estaleiro catarinense está à disposição; clientes garantem benefícios exclusivos da loja na compra das embarcações