Praia de Paulista: rio Pinheiros ganha prainha com música, yoga e beach tennis
Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades
A capital paulista ganhou uma praia no último domingo (30), com a 14ª edição da Virada Sustentável. A Prainha de Paulista, com uma orla repleta de sustentabilidade e lazer, está agitando a cidade de São Paulo. Tudo ao ar livre e de graça!
Oásis texano: piscina flutuante nos EUA tem inspiração no italiano Lago de Como
Resort de luxo construído em formato de ponte terá maior piscina aérea do mundo
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável já terminou. Porém, como herança, deixou a prainha no Parque Cândido Portinari, às margens do rio Pinheiros, com areia, guarda-sol e espaço para crianças. A atração funcionará até o próximo domingo (8).
A entrada é gratuita e quem visita o local encontra esportes, música e atividades para crianças — de circo a contação de histórias. O objetivo da ação é promover a conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, levar o lazer para todas as idades.
Na Prainha de Paulista, há quadra de beach tennis e até um torneio para os fãs do esporte, além de aulas de yoga, apresentações de circo e teatro. Além disso, o ambiente recebe a “Onda”, obra feita pelo artista Eduardo Baum com mais de 30 peças recicláveis.
Para visitar a Prainha de Paulista, é necessário retirar antecipadamente o ingresso gratuito, pelo site oficial da Virada Sustentável, e conferir dias e horários. Animais e bebidas alcoólicas não são permitidos no local. A organização recomenda ainda levar repelente de insetos e garrafinhas de água.
De segunda a sexta-feira, o evento abre às 12h e se encerra às 18h. Já durante o final de semana, a Prainha se abre logo de manhã, às 9h, e também termina às 18h.
Ver essa foto no Instagram
Como chegar até a Prainha?
Localizada no Parque Cândido Portinari, em São Paulo, a Prainha de Paulista é acessível por transporte público e privado. O evento encoraja as pessoas a irem de trem — fica próxima a estação Villa Lobos-Jaguaré, da Linha 9-Esmeralda — ou por aplicativo.
Outro caminho seria pelo trecho Jaguaré/ Ponte Estaiada da Ciclovia do Rio Pinheiros, que também oferece uma entrada conveniente. Quem for de carro, o evento orienta para acessar o parque e estacionar no final do Bolsão 2. O estacionamento funciona até 20h.
Uma nova fase do rio Pinheiros
De 2019 a 2022, o rio Pinheiros passou por projetos de limpeza que tinham como foco despoluir as águas urbanas em São Paulo. Dois anos depois, o local vem colhendo frutos e voltou a ser palco de outras atividades de lazer e ambientais onde, uma década atrás, seria inimaginável.
Em julho deste ano, em homenagem aos 10 anos da Uber em São Paulo, o aplicativo lançou o Uber Boat. A iniciativa levava, de forma gratuita, a população para navegar no barco pelo rio Pinheiros. A equipe de NÁUTICA esteve nessa atração, que partiu do Parque Bruno Covas, na zona oeste do estado.
Prainha de Paulista
Onde: Av. Queiroz Filho, 1365 – Vila Hamburguesa, São Paulo – SP, Brasil
Acesso pela passarela Jaguaré/Villa-Lobos da ciclovia do rio Pinheiros
Quando: Até 08/12. Segunda a sexta, das 12h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 18h
Ingressos: site oficial do Virada Sustentável
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Região onde animais foram avistados é rodeada de mistérios, como cânions submarinos e hotspots de biodiversidade
Viagens no navio de 230 pés com capacidade para 38 hóspedes acontecerão a partir de 2026
Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades
Reciclagem de resíduos e compensação de carbono foram destaque dentro do evento náutico do oeste do Paraná
Linha completa do estaleiro catarinense está à disposição; clientes garantem benefícios exclusivos da loja na compra das embarcações