Barco Brasil vence 4ª etapa da Globe 40 na categoria Sharp
Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos


O Barco Brasil, único time brasileiro na regata de volta ao mundo Globe 40 2025/2026, completou a 4ª etapa da competição no primeiro lugar da categoria Sharp (barcos de ponta fina). Na classificação geral, foi o terceiro barco a cruzar a linha de chegada em Valparaiso, no Chile, após saírem de Sydney, na Austrália, em 1° de janeiro de 2026.
Veleiro Esperança crava pódio na Cape2Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones
Bruno Fontes conquista o 8º título nacional da classe ILCA 7 no Rio de Janeiro
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Foram necessários 27 dias, 8 horas e 2 minutos para o Barco Brasil, sob os comandos dos brasileiros José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, cruzar a linha de chegada nesta quarta-feira (28). A 5ª pernada da competição sairá de Valparaíso rumo a Recife, no Brasil, no próximo dia 18 de fevereiro.


Com a vitória na categoria Sharp nesta 4ª pernada, o Barco Brasil se consolidou na 1ª posição entre os barcos de ponta fina e no 3º lugar da classificação geral. Ao todo, foram três vitórias na categoria dentro de quatro etapas mais um prólogo (que seria uma “pré-etapa”). Agora, restam duas etapas da Globe 40.
Clima desafiador
Cruzar o Oceano Pacífico da Austrália até o Chile envolve passar pelo Ponto Nemo, o local mais isolado dos oceanos, e enfrentar uma série de desafios climáticos em alto-mar. Apesar disso, a dupla brasileira atingiu o Ponto Nemo no último dia 17 e seguiu firme e forte sem cair na colocação que estavam.


No processo, uma das velas do veleiro rasgou, alguns cabos foram corroídos e o radar chegou a entrar em pane. A dupla, então, manteve olhar estratégico para navegar a uma distância segura do concorrente mais próximo e adotou um estilo de navegação mais conservador — o que, pelo resultado, pudemos ver que deu certo.
Agora em terra firme, a equipe deverá fazer alguns reparos no Barco Brasil antes da próxima etapa, que se inicia em 18 de fevereiro.
Brasileiros em celebração
Poucos dias antes do Barco Brasil completar a mais recente etapa da Globe 40, outra brasileira também finalizou um grande desafio em alto-mar. Theodora Prado concluiu neste domingo (25) a famosa regata Cape2Rio, que parte da África do Sul rumo ao Rio de Janeiro, e entrou para a história por ter realizado a travessia em solitário — um feito inédito até então.
José e Luiz parabenizaram Theodora publicamente ainda antes de chegarem a Valparaiso em um vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (27).
Estamos concluindo a travessia do Pacífico em duplas e sabemos como é difícil atravessar um oceano com tripulação reduzida, imagina em solitário. Parabéns, Theodora!-disse José
Luiz, que já realizou a Cape2Rio três vezes e sempre acompanhado de tripulação, complementou: “Tem que tirar o chapéu mesmo por você, sozinha, ter feito essa travessia”.


Globe 40
A famosa regata é disputada em barcos Class40, divididos entre as categorias Scow, de proa larga e projeto mais recente; e Sharp, de proa fina. A classificação adota um sistema de pontuação em quem somar menos pontos ao final do percurso, vence.
O cenário atual da Globe 40 2025/2026, pós 4ª pernada, tem dois barcos dividindo a primeira colocação geral, com 4,5 pontos. São eles o Belgium Ocean Racing – Curium e o Crédit Mutual, ambos da categoria Scow. No 3º lugar está o Barco Brasil (1º entre os Sharp) e, na sequência, Wilson Around The World (12 pontos), Jangada Racing (15 pontos) e Whiskey Kack (15 pontos).


O veleiro Free Dom, até então principal adversário do Barco Brasil, sofreu uma séria avaria no casco e precisou passar por reparos em Sydney durante a 4ª etapa da Globe 40. Por isso, será o último barco a completar o percurso nesta fase da competição.
Ao todo, são seis etapas na Globe 40 que, juntas, completam uma volta ao mundo. O principal desafio, além dos fenômenos naturais e problemas estruturais, é concluir o trajeto em dupla. Antes de cada fase, um dos tripulantes pode ser trocado, mas precisam sempre estar em duplas nas embarcações. É possível acompanhar o ranking atualizado da regata no site oficial.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos
Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha
A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!
Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!
De acordo com o estudo, a ingestão de quantidades pequenas de plástico podem aumentar em 90% a chance de morte de alguns animais



