Barco movido a hidrogênio promete operar por 1 hora com apenas 500 ml de água
Novidade da sul-coreana K Watercraft foi apresentada na CES 2025, uma das maiores feiras de inovação do mundo
Um barco não tripulado, ecológico e independente de energia: esse é o WB-UM2, novidade da sul-coreana K Watercraft. Apresentado na Consumer Electronics Show (CES) 2025 — uma das maiores feiras de tecnologia do mundo –, em Las Vegas, o modelo promete operar por 1 hora com apenas 500 ml de água, através do hidrogênio.
Rebocador de 1961 foi transformado em iate de luxo e vendido por mais de R$ 7,5 milhões
Superiate de estúdio polonês aposta em “popa rotativa” para conquistar o mercado
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Para funcionar sem a emissão de poluentes, o projeto de 50 kg possui um sistema de eletrólise, responsável por captar a energia solar e utilizá-la para separar hidrogênio e oxigênio da água.
O hidrogênio, então, é convertido em energia elétrica por meio de uma célula a combustível com membrana trocadora de prótons. Essa tecnologia alimenta um motor elétrico com potência de 1,5 kW (equivalente a 2,0 cavalos), que, assim, consegue operar de maneira eficiente. No total, o modelo produz quatro litros de hidrogênio por minuto.
Outra tecnologia presente no barco é um sistema de armazenamento de energia, que possibilita maior flexibilidade na operação: a célula a combustível gera 300 watts de potência, enquanto o processo de eletrólise chega a uma produção de 4 litros de hidrogênio por minuto.
Um olhar sustentável
Para a K Watercraft, a adoção do hidrogênio como combustível representa um avanço significativo. Isso porque, ao eliminar a necessidade de combustíveis fósseis, a inovação contribui para a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa.
Além disso, de acordo com a marca, a tecnologia pode ser aplicada em operações de salvamento marítimo, monitoramento ambiental e pesquisas oceânicas, já que o barco foi projetado para operar em diversos tipos de água.
O modelo de barco movido a hidrogênio apresentado pela empresa sul-coreana é o primeiro de uma linha que deve ser expandida, para incluir embarcações maiores. Uma delas, apresentada ainda de maneira tímida pela empresa, chega em versão tripulada. O modelo, batizado de WB-M1, pesa 60 vezes mais, com 3.000 kg, ao passo que produz 40 litros de hidrogênio por minuto.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada
St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano
Barcos do estaleiro catarinense estarão em eventos náuticos dos EUA e Alemanha de forma simultânea nos próximos dias
Charlie Dalin levou a melhor naquela que é apontada como a mais radical prova da vela mundial
Novidade da sul-coreana K Watercraft foi apresentada na CES 2025, uma das maiores feiras de inovação do mundo