Prancha com pele de tubarão? Conheça a tecnologia que promete revolucionar o surfe

Material adesivo prevê melhor desempenho, precisão e velocidade tanto para atletas, quanto para amadores

09/08/2024

Com as Olimpíadas 2024, o surfe está em alta — principalmente porque o Brasil é uma potência no esporte. A modalidade, contudo, pode ficar ainda mais competitiva, graças a uma prancha que reproduz a pele dos tubarões, recurso que promete aprimorar o desempenho tanto de atletas, quanto de surfistas comuns.

A novidade, batizada de Shark Coat, partiu da BASF, a maior produtora de produtos químicos do mundo, fundada ainda em 1865. A partir de uma nova tecnologia capaz de reproduzir a pele de tubarão, a promessa é de que a prancha revestida com o material reduza a resistência entre a prancha de surfe e a água, gerando um ganho de até 30% de velocidade.

Leandro Dolfini, Sergio Ficarelli, Valter Pieracciani e Eduardo Takeuchi, da Shark Coat. Foto: Instagram @shark_coat / Reprodução

Como consequência, a expectativa é de que atletas e praticantes amadores da modalidade ganhem mais precisão em manobras com menos esforço físico — principalmente nas remadas –, gerando sessões de surfe mais produtivas.

Acreditamos que a Shark Coat pode ser um marco na evolução das pranchas de surfe e da modalidade– Valter Pieracciani, fundador e CEO da Shark Coat.

A Shark Coat é uma pele sintética adesiva, que deve ser aplicada ao fundo da prancha, de forma a criar uma fina camada que revista sua base.


Por que a pele de tubarão?

Para criar a nova tecnologia, a BASF buscou entender como os tubarões navegam tão rápido, com um grande poder de propulsão. A empresa descobriu que a estrutura da pele dos tubarões é composta por “placoides”.

Imagem aproximada da pele de um tubarão (sem cor) / Envato

Os placoides são parte de um conjunto que forma pequenas ondulações em todo o corpo dos tubarões, facilitando a locomoção e poupando energia, uma vez que reduzem o “arrasto”, tornando a hidrodinâmica mais eficiente.

 

Posteriormente reproduzida em laboratório, a tecnologia pôde até mesmo ser aplicada em aviões, reduzindo, inclusive, o uso de combustível e a emissão de CO₂.

 

A Shark Coat já está disponível no Brasil em lojas de surfe em São Paulo, além de locais nos Estados Unidos e na Austrália.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira quem passou pelo Lounge NÁUTICA no primeiro dia de São Paulo Boat Show 2024

    Grandes nomes do setor náutico aproveitaram para passar pelo espaço VIP do evento náutico nesta quinta-feira (19)

    Atendendo a pedidos, Schaefer 510 GT passa a ter teto rígido na área de flybridge

    Sucesso de 50 pés do estaleiro atracou no São Paulo Boat Show 2024 com uma atualização que promete melhorar o aproveitamento do espaço

    Nova Intermarine 60 preza pela integração dos espaços, com lounge na proa e móveis flutuantes

    Estreando no São Paulo Boat Show, modelo de 60 pés dá grande atenção aos detalhes e busca conectar passageiros com a natureza

    Super Quinta Ventura: confira os preços promocionais do estaleiro no Boat Show

    As ofertas da Ventura Marine têm estoque limitado, parcelamento sem juros e acontece exclusivamente no dia 19 de setembro

    São Paulo Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do 1º dia

    Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 19h; assista