Barcos hidrofólios elétricos fazem sucesso na maior feira de tecnologia do mundo

Vários modelos de embarcações sustentáveis foram lançados na CES 2023, em Las Vegas

18/01/2023
Barco hidrofólio elétrico navegando em águas tranquilas. Árvores aparecem ao fundo

Maior feira de tecnologia do mundo, a CES 2023 levou recentemente a Las Vegas, nos Estados Unidos, diversas novidades em produtos para o consumidor. Várias opções de barcos hidrofólios elétricos foram apresentados, chamando a atenção do público do evento.

O estaleiro sueco Candela levou ao seu estande a linha de barcos hidrofólios elétricos de até 28 pés. Seus barcos possuem diversos sistemas tecnológicos, os quais permitem que a embarcação gaste surpreendentemente 80% menos energia em velocidades mais altas, em comparação aos barcos comuns.

 

Essas embarcações desenvolvidas pela fabricante sueca podem atingir cerca de 20 nós e não só têm emissão zero de poluentes, como também são extremamente silenciosos, privilegiando o conforto dos seus passageiros. Dessa forma, são boas alternativas para o meio ambiente.

Anteriormente, a empresa formalizou uma parceria com a fornecedora de baterias e sistemas elétricos Polestar.

 

Do mesmo modo, a startup americana Navier, que tem sede na Califórnia, apresentou ao público o projeto da sua grande novidade: um barco hidrofólio de tamanho maior do que seus rivais. Já a Brunswick Corporation levou à CES seu novo motor de popa elétrico.

 

 

Para especialistas nesse assunto, o investimento na categoria de barcos hidrofólios elétricos tem como objetivo principal cuidar do meio ambiente, além de, claro, reduzir o gasto com combustível. Outro ponto positivo é que essas embarcações permitem passeios mais suaves e silenciosos.

 

O que pode afastar o consumidor, agora, é o preço destes barcos. Tanto o modelo C-8, da Candela, quanto o N30, da Navier, começam seus valores próximo dos US$ 400 mil (cerca de R$ 2 milhões, conforme valores convertidos em janeiro de 2023).

 

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!

    Quanto de plástico pode matar um animal marinho? Estudo analisou quantidades e tipos mais letais

    De acordo com o estudo, a ingestão de quantidades pequenas de plástico podem aumentar em 90% a chance de morte de alguns animais

    Tripulação francesa bate recorde de volta ao mundo mais rápida em um veleiro

    Liderada por Thomas Coville e a bordo do trimarã Sodebo Ultim 3, equipe circunavegou o globo em 40 dias e 10 horas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras

    "Jet" de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!

    À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais