Mais de 100 barcos de origami gigantes tomam conta do Parlamento Europeu

Exposição leva barcos de papel ao Parlamento Europeu para chamar atenção sobre a crise global de refugiados

Por: Nicole Leslie -
13/05/2025
Barcos de papel personalizados envolveram 1.500 voluntários. Foto: AWO Saxônia-Anhalt / Divulgação

Uma instalação com dezenas de barcos de papel gigantes e personalizados tem chamado atenção no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A iniciativa é da associação alemã AWO Saxônia-Anhalt — um grupo voluntário –, que levou 130 origamis enormes ao pátio da sede política. A exposição busca alertar para o número crescente de refugiados no mundo.

Intitulada “100 Barcos – 100 Milhões de Pessoas”, a mostra exibe 130 barcos de papel para simbolizar os cerca de 130 milhões de refugiados globais. Cada embarcação tem cinco metros de comprimento, é feita com papelão reciclado e foi personalizada por diferentes grupos. Ao todo, foram mais de 1.500 voluntários envolvidos entre montagem e personalização.

Foto: AWO Saxônia-Anhalt / Divulgação

O principal objetivo da iniciativa é chamar atenção para a necessidade de políticas públicas europeias que acolham refugiados, com destaque para a criação de rotas de fuga legais e seguras em diversas regiões do continente.

Milhares de pessoas fogem da violência, do terror, da pobreza e da falta de perspectivas– Barbara Höckmann, presidente do comitê executivo da AWO

Barbara Höckmann, Presidente da AWO Saxônia-Anhalt, discursou no evento. Foto: AWO Saxônia-Anhalt / Divulgação

Ela reforçou que a Europa tem o dever de oferecer proteção, asilo e políticas contra a rejeição de pessoas refugiadas, especialmente daquelas vindas de Estados que ameaçam ou violam direitos humanos fundamentais.


100 barcos por 100 milhões de pessoas

A ação da AWO Saxônia-Anhalt começou em Berlim, no último Dia Mundial do Refugiado, em 20 de junho de 2024. Na ocasião, 112 barcos foram expostos, representando os então 112 milhões de refugiados estimados no mundo.

Exposição em prol de direitos a refugiados reuniu 130 barcos de papel gigantes. Foto: AWO Saxônia-Anhalt / Divulgação

O grupo agora reivindica ao Parlamento Europeu a adoção de medidas que incluem a adesão rigorosa ao princípio da não repulsão, o apoio aos Estados-membros na integração de refugiados, a implementação de opções legais de entrada e outras ações relacionadas à causa humanitária.

Centenas de barcos de papel em formato de origami foram personalizados para exposição. Foto: AWO Saxônia-Anhalt / Divulgação

A exposição atual foi montada nesta segunda-feira (12), em frente ao Parlamento Europeu, e segue até terça (13). O evento conta com a presença de representantes de organizações como AWO, SOS Humanity e Sea-Watch, além de autoridades políticas e apresentações musicais.

Foto: AWO Saxônia-Anhalt / Divulgação

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1