Boia a boia
O equilíbrio nas classes HPE e S40 marcou a terça-feira, primeiro dia de regatas barla-sota (boia a boia) na Ilhabela Sailing Week. Na classe HPE o Ginga venceu a primeira regata e o Fit to Fly, a segunda. O resultado deixa o Ginga, de Ilhabela, na liderança, com duas vitórias em três provas, seguido por Fit to Fly e Bixiga, em uma flotilha que conta com 22 veleiros. “Os treinos intensivos deixam a tripulação entrosada, o que faz diferença”, justificou o comandante do Ginga, Breno Chvaicer, ‘trimmer’ (regulador das velas) da embarcação que defende o título.
Na primeira regata do dia para a classe S40, a segunda da competição aberta no último domingo com a tradicional Alcatrazes por Boreste, O Magia Energisa foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, à frente do Crioula e do Pajero Mitsubishi. O veleiro de Niterói contou com o retorno de Torben Grael, ausente na primeira regata porque estava disputando a travessia São Francisco—Havaí, regata que corta o Pacífico.
Com tripulações experientes em todos os barcos, o equilíbrio na classe ficou evidente. O primeiro colocado na primeira regata, Magia Energisa, chegou em quinto na segunda prova, que teve vitória do Pajero Mitsubishi, com André Fonseca no leme, seguido por Crioula e Carioca, o vencedor da Alcatrazes. Os resultados, após três regatas, levaram o Pajero Mitsubishi à liderança da classe, com Crioula em segundo e Carioca em terceiro lugar.
“Na primeira regata deu tudo certo. Na segunda, tudo errado”, resumiu Torben Grael sobre o dia de extremos vivido pelo Magia Energisa. “O percurso é muito curto, se você sai mal, fica difícil recuperar. Os times do Pajero Mitsubishi e do Crioula estão mais bem entrosados. Nós e o Carioca temos altos e baixos “.
O tático argentino Santiago Lange, do Pajero Mitsubishi, estava empolgado com a liderança na S40. “É um privilégio estar aqui em Ilhabela e ter o prazer de velejar contra o Torben. É realmente muita sorte”, exclamou o medalhista olímpico da classe Tornado.
Nesta terça-feira (22), todas as classes disputaram duas regatas, a exceção da RGS Cruiser, que fez apenas uma. Para hoje a Comissão deve repetir o formato com regatas barla-sota ou de percurso, dependendo da direção e intensidade do vento.
Resultados
S40
1- Pajero – 6 pp (2+3+1)
2- Crioula 29 (Samuel Albrecht) – 7 pp (3+2+2)
3- Carioca (Roberto Martins) – 8 pp (1+4+3)
C30
1- Relaxa Next Caixa – 4 pp (2+1+1)
2- Zeus (Inácio Vandersen) – 7 pp (3+2+2)
3- Caiçara-Porsche (Marcos de Oliveira Cesar) – 11 (4+4+3)
HPE
1- Ginga – 6 pp (1+1_+4)
2- Fit to Fly – 8 pp (5+2+1)
3- Bixiga (Pino di Segni) – 13 pp (6+5+2)
ORC A
1- Seu Tatá – 5 pp (2+2+1)
2- Angela VI – 6 pp (3+1+2)
3- Lexus/Chroma (Gustavo Crescenzo) – 8 pp (1+4+3)
ORC B
1- Santa Fé V (Nélson Ávila Thomé Jr.) – 5 pp (1+2+2)
2- Lucky V – 6 pp (4+1+1)
3- Absoluto (Pedro Prosdócimo Neto) – 11 pp (3+4+4)
ORC C
1- Bravísismo 4 – 3 pp (1+1+1)
2- Prozak (Márcio Finamore) – 7 pp (3+2+2)
3- Samsara (Fabrício Ness) – 10 pp (2+4+4)
ORC Geral
1- Santa Fé V – 8 pp (2+2+4)
2- Lucky V – 11 pp (7+1+3)
3- Seu Tatá – 12 pp (5+6+1)
IRC
1- Rudá – 3 pp (1+1+1)
2- Mandinga (Jonas Penteado) – 6 pp (2+2+2)
3- Terroso (Carlos Augusto Matos ( – 9 pp (3+3+3)
RGS A
1- Brekelé – 8 pp (4+1+3)
2- Fram (Felipe Aidar) – 10 pp (1+3+6)
3- Quiricomba – 11 pp (8+2+1)
RGS B
1- Total Balance – 3 pp (1+1+1)
2- Bruxo (Luiz Schaefer) – 6 pp (2+2+2)
3- Albatroz (Marinha) – 12 (3+6+3)
RGS C
1- Azulão – 5 pp (1+2+2)
2- Garrotilho – 6 pp (2+1+3)
3- Xiliki – 9 pp (5+3+1)
RGS Cruiser
1- Thalassa – 3 pp (2+1)
2- BL3 (Clauberto Andrade) – 4 pp (1+3)
3- Jambock (Marco Aleixo – 5 pp (3+2)
RGS Geral
1- Azulão – 10 pp (1+4+5)
2- Garrotilho – 10 pp (2+2+6)
3- Total Balance – 13 pp (11+1+1)
Fotos: Marcos Méndez/SailStation
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com Fly espaçoso, lançamento do estaleiro está em promoção no São Paulo Boat Show 2024, até 24 de setembro
Embarcação ao estilo walk around foi apresentada pela primeira vez no São Paulo Boat Show
Lancha Z380C estreia no São Paulo Boat Show com cabine de 1,75 metro de altura e pernoite para até 5 pessoas; conheça
Lançamento do estaleiro italiano faz estreia no São Paulo Boat Show 2024, que vai até dia 24 de setembro
Estaleiro desembarcou no São Paulo Boat Show 2024 com 13 lanchas, incluindo o esportivo modelo de entrada Focker 212