Brasileiro de Hobie Cat

Por: Redação -
05/11/2014

A dupla Bernard Arndt e Diogo Zabeu, de São Paulo, terminou o primeiro dia de regatas do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 16 (Brascat), que está sendo realizado na sub-sede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, na primeira colocação geral. Após as quatro regatas realizadas nesta terça-feira (4), os velejadores paulistas somaram nove pontos – dois primeiros, um terceiro e um quarto lugar.

Como o primeiro dia reservado para o Brascat – a última segunda-feira (3) – não houve regata por conta da falta de vento, a Comissão de Regata estabeleceu que a competição será realiza em até oito regatas. Com isso, as quatro últimas serão realizadas nesta quarta-feira (5), quando também será conhecido o campeão nacional da classe Hobie Cat 16 (HC 16).

A segunda colocação geral da HC 16 é ocupada pelos paraibanos André Montenegro e Isabelle Crispim, do Iate Clube da Paraíba, que estão com dez pontos (um primeiro, um segundo, um terceiro e um quarto) um a mais que os líderes. O paulista Felipe Frey e a pernambucana Geisa Lira, ambos inscritos por São Paulo, estão na terceira posição com 15 pontos (um primeiro, um terceiro, um quinto e um sexto).

“As regatas foram bem disputadas. O vento estava de médio para fraco. No entanto, com apenas quatro provas realizadas, ainda é cedo para arriscar quem será o campeão. O primeiro colocado tem grandes chances, mas outros favoritos também podem surpreender nesta quarta-feira (5)”, comentou Edival Júnior, da Comissão de Regata do Brascat.

O atual campeão brasileiro, José Roberto de Jesus, de São Paulo, que neste Brasileiro corre com Otávio Cardoso, terminou o dia na quinta posição com 26 pontos (um segundo, um quarto, um sétimo e um 13º). A dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, que em julho deste ano conquistou o título do Campeonato Nordeste da Classe HC 16, realizado na praia de Maria Farinha, está na sexta posição geral e também na briga pelo título.

Uma surpresa do dia foi a colocação do pernambucano Guilherme Araújo, que está formando dupla com Karoline Bauermann, do Rio Grande do Sul. Depois de terminar as três primeiras regatas distante dos dez primeiros colocados – 22º, 16º e 17º – eles chegaram em segundo na última regata do dia. Com esses resultados, a dupla ocupa 16ª posição geral com 57 pontos.

Vale lembrar que os resultados das regatas contam pontos no ranking classificatório para o Sul-Americano da classe, que será disputado após o Brascat (de 7 a 9 de novembro), novamente em Maria Farinha. As 20 duplas brasileiras mais bem ranqueadas na classe Hobie Cat 16 estarão garantidas no Sul-Americano, juntamente com as duplas estrangeiras, femininas e de jovens.

A competição será de extrema importância para a flotilha de HC 16 do Brasil, isso porque o Sulcat classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, EUA, Guatemala e Porto Rico.

Fotos: Marcos Méndez/SailStation

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Drakkar Boats estreia 190 FB no mercado brasileiro durante o São Paulo Boat Show

    Marca passou por "intercâmbio" nos Estados Unidos e vendeu 10 barcos durante o salão náutico

    Mais que barcos: São Paulo Boat Show 2026 apresenta equipamentos e acessórios náuticos

    Marcas trazem soluções para diversas áreas do universo náutico, com itens para manutenção até óculos de sol

    Espaço dos Desejos reúne helicóptero, carros de luxo e soluções de mobilidade no São Paulo Boat Show 2026

    Espaço apresenta marcas que dialogam com o lifestyle náutico, de aeronaves e automóveis a mobilidade elétrica e empreendimentos imobiliários

    'Barco-carro' inspirado em orca estreia no São Paulo Boat Show 2026 e tem 6 unidades vendidas

    Seacar Velocity 2027 utiliza motor de popa e traz mistura de referências automotivas e náuticas

    Tecnologia a bordo: veja as marcas que levam inovação ao São Paulo Boat Show 2026

    Automação, navegação, monitoramento, diagnóstico e soluções para pesca estão entre os destaques das marcas da categoria no salão náutico