Brasileiro de Hobie Cat

Por: Redação -
05/11/2014

A dupla Bernard Arndt e Diogo Zabeu, de São Paulo, terminou o primeiro dia de regatas do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 16 (Brascat), que está sendo realizado na sub-sede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, na primeira colocação geral. Após as quatro regatas realizadas nesta terça-feira (4), os velejadores paulistas somaram nove pontos – dois primeiros, um terceiro e um quarto lugar.

Como o primeiro dia reservado para o Brascat – a última segunda-feira (3) – não houve regata por conta da falta de vento, a Comissão de Regata estabeleceu que a competição será realiza em até oito regatas. Com isso, as quatro últimas serão realizadas nesta quarta-feira (5), quando também será conhecido o campeão nacional da classe Hobie Cat 16 (HC 16).

A segunda colocação geral da HC 16 é ocupada pelos paraibanos André Montenegro e Isabelle Crispim, do Iate Clube da Paraíba, que estão com dez pontos (um primeiro, um segundo, um terceiro e um quarto) um a mais que os líderes. O paulista Felipe Frey e a pernambucana Geisa Lira, ambos inscritos por São Paulo, estão na terceira posição com 15 pontos (um primeiro, um terceiro, um quinto e um sexto).

“As regatas foram bem disputadas. O vento estava de médio para fraco. No entanto, com apenas quatro provas realizadas, ainda é cedo para arriscar quem será o campeão. O primeiro colocado tem grandes chances, mas outros favoritos também podem surpreender nesta quarta-feira (5)”, comentou Edival Júnior, da Comissão de Regata do Brascat.

O atual campeão brasileiro, José Roberto de Jesus, de São Paulo, que neste Brasileiro corre com Otávio Cardoso, terminou o dia na quinta posição com 26 pontos (um segundo, um quarto, um sétimo e um 13º). A dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, que em julho deste ano conquistou o título do Campeonato Nordeste da Classe HC 16, realizado na praia de Maria Farinha, está na sexta posição geral e também na briga pelo título.

Uma surpresa do dia foi a colocação do pernambucano Guilherme Araújo, que está formando dupla com Karoline Bauermann, do Rio Grande do Sul. Depois de terminar as três primeiras regatas distante dos dez primeiros colocados – 22º, 16º e 17º – eles chegaram em segundo na última regata do dia. Com esses resultados, a dupla ocupa 16ª posição geral com 57 pontos.

Vale lembrar que os resultados das regatas contam pontos no ranking classificatório para o Sul-Americano da classe, que será disputado após o Brascat (de 7 a 9 de novembro), novamente em Maria Farinha. As 20 duplas brasileiras mais bem ranqueadas na classe Hobie Cat 16 estarão garantidas no Sul-Americano, juntamente com as duplas estrangeiras, femininas e de jovens.

A competição será de extrema importância para a flotilha de HC 16 do Brasil, isso porque o Sulcat classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, EUA, Guatemala e Porto Rico.

Fotos: Marcos Méndez/SailStation

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Morre Jaime Alves, da Flexboat, o homem que fez o Brasil navegar em infláveis tão confiáveis quanto ele próprio

    Fundador da Flexboat, Jaime Alves fez dos barcos infláveis um símbolo da náutica brasileira. O empresário morreu aos 72 anos

    Fundador da S.O.S. Mata Atlântica, Fabio Feldmann elogia iniciativa "muita desafiadora" do JAQ H1

    "Esse é o Brasil que está dando certo", destacou o ex-deputado, parceiro de longa data de Ernani Paciornik, idealizador do projeto

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez