Brasileirou

Por: Redação -
20/10/2015

O Veleiros do Sul deu início nesta segunda-feira ao Campeonato Centro Sul-americano de Laser em Porto Alegre. A classe Laser Radial, primeira a competir, realizou duas regatas nesta tarde e os brasileiros foram o destaque do dia de abertura. Na classificação geral, quem lidera é o catarinense Alex Veeren, do Iate Clube de Santa Catarina, após vencer as duas primeiras disputas. Em segundo lugar ficou o gaúcho Philipp Grochtmann do Veleiros do Sul com o paulista Martin Lowy na terceira colocação.

A instabilidade do tempo em Porto Alegre deu uma trégua neste primeiro dia. Apesar da forte correnteza do Guaíba, que por estes dias está bem acima do seu nível de normalidade com a cheia, o clima não causou probelmas para os velejadores e nem à comissão de regatas, que conseguiram concluir com sucesso as duas regatas programadas. A primeira disputa teve vento mais fraco, de 6 a 8 nós, que de tão inconstante no início, obrigou a comissão a alterar o percurso de barlasota para trapezoidal. Em razão do grande número de competidores, as flotilhas foram divididas nas cores amarelo e azul. A largada da flotilha amarela ocorreu às 14h21min, com a azul largando 20 minutos depois, após uma chamada geral. A segunda regata também teve percurso trapezoidal. O vento firmou na direção sul e ficou mais forte, com cerca de 15 nós, garantindo uma regata rápida para as duas flotilhas, que concluíram as disputas às 17h51min.

Em ambas as regatas o catarinense Alex Veeren chegou na frente, arrancando com vantagem no campeonato com dois pontos perdidos. Philipp Grochtmann (3º+2º) lugares e é o segundo com 5 pontos, enquanto Martin Lowy (2º+6º) vem em terceiro. Já na disputa feminina, Odile Ginaid largou na frente com 10 pontos, seguida de perto pela guatemalteca Andrea Aldana que vem com 11 pontos perdidos. A venezuelana Daniela Rivera é a terceira colocada com 13 pontos.

Para esta terça-feira estão previstas mais duas regatas. Confira aqui a classificação provisória. Nesta primeira etapa, na classe Laser Radial, competem 85 velejadores vindos da Argentina, Bermudas, Brasil, Chile, Equador, Guatemala, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O Campeonato Centro Sul-Americano de Laser conta com a participação de cerca de 165 atletas das Américas do Sul, Central e do Caribe e tem apoio JIma, Equinautic e ITrax Composites.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti