BrBio realiza seminário para compartilhar experiências de conservação marinha

O Projeto Ecorais, do Instituto Brasileiro do Biodiversidade – BrBio, promoverá, nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, das 9h às 19h, o Seminário “Dialoga Búzios – Subsídios para a Conservação Marinha”, na Pousada Pontal da Ferradura, na Armação dos Búzios (RJ). O encontro, aberto ao público, inclui a participação de especialistas das universidades, e representantes de instituições governamentais e da sociedade civil. A programação contará com palestras sobre os seguintes temas: aplicação do conhecimento científico, turismo sustentável, políticas públicas, iniciativas socioambientais e educação ambiental como ferramenta para a conservação marinha.
“Desde 2000, o Projeto Ecorais avalia e monitora a saúde dos ambientes coralíneos em Búzios. Através de campanhas e cursos de qualificação, promovemos a sensibilização da sociedade sobre a importância da conservação ambiental da região, visando o uso sustentável desses ecossistemas marinhos. O principal objetivo do seminário é divulgar os resultados obtidos durante a realização do Projeto, reunir os diferentes atores e tomadores de decisão da região, para dialogar e contribuir com subsídios às políticas públicas”, destaca Simone Oigman-Pszczol, diretora executiva do BrBio.
Entre os palestrantes confirmados estão: Dra. Simone Oigman-Pszczol, diretora executiva do BrBio; Dr. Emiliano Calderon, vice-presidente do Instituto Coral Vivo; Dra. Daphne Wrobel, pesquisadora do R3 Animal e do Projeto Albatroz; Dr. Igor Cruz, professor do Departamento de Oceanografia Biológica da UFB; Dr. Joel Creed, professor de Ecologia da UERJ; Dr. Douglas de Souza Pimentel, professor do Instituto de Geociências da UFF; Marco Antônio da Costa, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Búzios; MSc. Diana Kaplan, educadora ambiental do BrBio; Sergio Xavier, jornalista, CEO na InovSi e ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco; Dra. Marta de Azevedo Irving, professora do Departamento de Psicologia Social da UFRJ; Dra. Fernanda Casares, pesquisadora do BrBio; Rodolpho Duarte, Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Búzios, Adriana Saad, secretaria executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João. MSc. Sonia Peixoto, bióloga, ex-chefe do Parque Nacional da Tijuca e ex-gerente de Gestão das Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro e Dr. Paulo Haus, advogado e presidente da FUNPERJ.
“Temos forte interação com os atores locais de Búzios, entre eles comerciantes, governo, moradores e turistas. Já desenvolvemos campanhas de sensibilização, encontros, reuniões e cursos de qualificação. O seminário também faz parte dessa nossa meta de aplicar o conhecimento científico, engajar a sociedade e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do ambiente marinho”, diz Fabiana Santos, gerente do Projeto Ecorais.
Durante o evento, o BrBio lançará o “Guia para Turismo Sustentável, Búzios, RJ” e o filme “Projeto Ecorais”, que conta o que são os corais, sua importância, ameaças e como o Projeto vem atuando.
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Chamada de Ilha Elizabeth, o local é composto por duas casas e está no valor de R$ 31 milhões
Viagem estava marcada para 1º de novembro; muitos passageiros venderam tudo e não têm para onde voltar
Joanna e Victor Gould eram editores de programas de TV quando largaram tudo para seguir com ideia inusitada
Embarcação de estaleiro turco VisionF Yachts teria sido encomendada por empresário do ramo de tecnologia
Bom velhinho atracou no rio Itajaí-Açu, onde recebeu a chave da cidade para as prévias das celebrações de fim de ano