Capitania dos Portos de Alagoas notificou 212 embarcações durante Operação Verão
Iniciada no mês de dezembro, a Operação Verão 2018/2019 pela Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) notificou 212 embarcações por cometer infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e 18 foram apreendidas por comprometerem a segurança da navegação.
A assessoria de comunicação da Capitania informou que até o momento 4255 embarcações foram inspecionadas. Durante a operação estão sendo intensificadas as ações de fiscalização do tráfego aquaviário nos principais pontos de concentração de embarcações de esporte e recreio e transporte de passageiros voltadas para o turismo náutico.
Os esforços são concentrados na fiscalização de documentos e material de salvatagem, como habilitação dos condutores, documentos de inscrição da embarcação, coletes e boias salvavidas, condições gerais da embarcação e verificação da lotação, a fim de evitar o transporte de excesso de passageiros. Ainda como parte da fiscalização, as equipes contam com etilômetros para verificação do nível de alcoolemia nos condutores das embarcações.
A Capitania dos Portos de Alagoas também está realizando ações educativas em marinas, clubes náuticos e colônias de pescadores, com ênfase nas recomendações de ações preventivas e corretivas para garantir um verão mais seguro nas praias e lagoas, numa ação de conscientização, mostrando que a negligência, a imperícia e a imprudência dos condutores são as causas determinantes mais comuns de acidentes.
LEIA TAMBÉM
>>Revestimentos náuticos da Kelson’s serão destaques no Boat Show
>>Inscrições promocionais para a 20ª Regata Náutica Caras terminam nesta quinta
>>Livro Meteorologia e Oceanografia tem 4ª edição lançada. Confira
No período de 15 a 31 de janeiro de 2019, a CPAL desenvolveu a campanha “Travessia Segura II”, com a finalidade de concentrar as inspeções nas embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico, visando orientar e conscientizar os tripulantes e passageiros das embarcações quanto a necessidade de respeito às normas e regulamentos, a fim de garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana.
Durante a campanha “Travessia Segura II” foram efetuadas fiscalizações em 1.022 embarcações de transporte e passageiros e turismo náutico, das quais 83 foram autuadas por infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, e 4 apreendidas, por comprometerem a segurança da navegação.
A Capitania dos Portos de Alagoas dispõe de canais de denúncia, sugerindo ao denunciante a maior riqueza de informações possível, como a localização precisa da suposta infração, o número de inscrição da embarcação, fotos, vídeos e outros. As denúncias podem ser realizadas nos telefones (82) 3215-5800 e 185, específico para emergências marítimas e fluviais, além do e-mail [email protected].
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estaleiro mostrará ao público as aguardados Real 34 Cabriolet e a Real 35 Cabriolet no maior evento náutico da América Latina
Equipamentos capazes de coletar dados a mais de 30 metros de profundidade devem atuar na Antártida por um ano
Experimento reuniu 89 horas de filmagens feitas pela perspectiva da espécie, que percorreu 500 km com os aparelhos acoplados ao corpo
Expedição que passou por mais de 30 rios desafiou aventureiros com direito a raias venenosas e trechos de 'pancadas' na água
Realizada na costa chilena, operação encontrou ecossistemas desconhecidos e criaturas bizarras através do ROV