Capitania dos Portos de Alagoas notificou 212 embarcações durante Operação Verão
Iniciada no mês de dezembro, a Operação Verão 2018/2019 pela Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) notificou 212 embarcações por cometer infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e 18 foram apreendidas por comprometerem a segurança da navegação.
A assessoria de comunicação da Capitania informou que até o momento 4255 embarcações foram inspecionadas. Durante a operação estão sendo intensificadas as ações de fiscalização do tráfego aquaviário nos principais pontos de concentração de embarcações de esporte e recreio e transporte de passageiros voltadas para o turismo náutico.
Os esforços são concentrados na fiscalização de documentos e material de salvatagem, como habilitação dos condutores, documentos de inscrição da embarcação, coletes e boias salvavidas, condições gerais da embarcação e verificação da lotação, a fim de evitar o transporte de excesso de passageiros. Ainda como parte da fiscalização, as equipes contam com etilômetros para verificação do nível de alcoolemia nos condutores das embarcações.
A Capitania dos Portos de Alagoas também está realizando ações educativas em marinas, clubes náuticos e colônias de pescadores, com ênfase nas recomendações de ações preventivas e corretivas para garantir um verão mais seguro nas praias e lagoas, numa ação de conscientização, mostrando que a negligência, a imperícia e a imprudência dos condutores são as causas determinantes mais comuns de acidentes.
LEIA TAMBÉM
>>Revestimentos náuticos da Kelson’s serão destaques no Boat Show
>>Inscrições promocionais para a 20ª Regata Náutica Caras terminam nesta quinta
>>Livro Meteorologia e Oceanografia tem 4ª edição lançada. Confira
No período de 15 a 31 de janeiro de 2019, a CPAL desenvolveu a campanha “Travessia Segura II”, com a finalidade de concentrar as inspeções nas embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico, visando orientar e conscientizar os tripulantes e passageiros das embarcações quanto a necessidade de respeito às normas e regulamentos, a fim de garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana.
Durante a campanha “Travessia Segura II” foram efetuadas fiscalizações em 1.022 embarcações de transporte e passageiros e turismo náutico, das quais 83 foram autuadas por infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, e 4 apreendidas, por comprometerem a segurança da navegação.
A Capitania dos Portos de Alagoas dispõe de canais de denúncia, sugerindo ao denunciante a maior riqueza de informações possível, como a localização precisa da suposta infração, o número de inscrição da embarcação, fotos, vídeos e outros. As denúncias podem ser realizadas nos telefones (82) 3215-5800 e 185, específico para emergências marítimas e fluviais, além do e-mail [email protected].
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie
Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos
Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses