Centenário

Por: Redação -
22/02/2016

Para homenagear as vítimas do naufrágio do transatlântico Príncipe de Astúrias, que completa 100 anos no dia 5 de março deste ano, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Marinha do Brasil, a Marina Igararecê,  o Yacht Club de Ilhabela, a SPORTMAR Empório Náutico e a Sociedade de Amigos da Marinha do Litoral Norte (SOAMAR), realizará um evento com a participação de várias embarcações que formarão um comboio partindo da Marina Igararecê e do Yacht Club de Ilhabela, em direção à Ponta de Pirabura. No local do naufrágio, próximo à costeira, sob a qual repousa o casco soçobrado do Príncipe de Astúrias, será lançada uma coroa de flores em homenagem aos náufragos.

Ainda, como parte dos eventos que marcam o centenário, será lançado o livro “Ilhabela – Príncipe de Astúrias – Um Mistério Entre Dois Continentes”, de Jeannis Michail Platon. Baseado em investigações e no depoimento do neto de um dos sobreviventes – que estará presente na cerimônia –, o livro traz informações inéditas sobre a história, além de revelar importantes acontecimentos que antecederam o misterioso naufrágio.

Na madrugada do dia 5 de março de 1916, Príncipe de Astúrias – que era um dos mais modernos navios de sua época -, chocou-se contra a laje submersa da Ponta de Pirabura, na costa leste de Ilhabela. Depois do impacto, em apenas cinco minutos, o navio foi a pique, ceifando a vida de centenas de passageiros e tripulantes, muitos sepultados no fundo do mar, tornando esta uma das maiores tragédias marítimas do mundo.

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

 

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ameaçadas pela caça ilegal, tartarugas-de-pente ganham suporte de banco de dados genético

    Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie

    Naufrágio de 1941 é encontrado por mergulhadores em Salvador

    Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos

    Sob os comandos de Martine Grael, time brasileiro se prepara para 2ª etapa da SailGP

    Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia

    Turistas são multados por invadir área protegida em Noronha para fazer fotos

    Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento

    Série "A Europa Como Você Nunca Viu" ganha nova temporada no Canal Náutica

    Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses