Centenário

Por: Redação -
22/02/2016

Para homenagear as vítimas do naufrágio do transatlântico Príncipe de Astúrias, que completa 100 anos no dia 5 de março deste ano, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Marinha do Brasil, a Marina Igararecê,  o Yacht Club de Ilhabela, a SPORTMAR Empório Náutico e a Sociedade de Amigos da Marinha do Litoral Norte (SOAMAR), realizará um evento com a participação de várias embarcações que formarão um comboio partindo da Marina Igararecê e do Yacht Club de Ilhabela, em direção à Ponta de Pirabura. No local do naufrágio, próximo à costeira, sob a qual repousa o casco soçobrado do Príncipe de Astúrias, será lançada uma coroa de flores em homenagem aos náufragos.

Ainda, como parte dos eventos que marcam o centenário, será lançado o livro “Ilhabela – Príncipe de Astúrias – Um Mistério Entre Dois Continentes”, de Jeannis Michail Platon. Baseado em investigações e no depoimento do neto de um dos sobreviventes – que estará presente na cerimônia –, o livro traz informações inéditas sobre a história, além de revelar importantes acontecimentos que antecederam o misterioso naufrágio.

Na madrugada do dia 5 de março de 1916, Príncipe de Astúrias – que era um dos mais modernos navios de sua época -, chocou-se contra a laje submersa da Ponta de Pirabura, na costa leste de Ilhabela. Depois do impacto, em apenas cinco minutos, o navio foi a pique, ceifando a vida de centenas de passageiros e tripulantes, muitos sepultados no fundo do mar, tornando esta uma das maiores tragédias marítimas do mundo.

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

 

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio