Centenário

Por: Redação -
22/02/2016

Para homenagear as vítimas do naufrágio do transatlântico Príncipe de Astúrias, que completa 100 anos no dia 5 de março deste ano, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Marinha do Brasil, a Marina Igararecê,  o Yacht Club de Ilhabela, a SPORTMAR Empório Náutico e a Sociedade de Amigos da Marinha do Litoral Norte (SOAMAR), realizará um evento com a participação de várias embarcações que formarão um comboio partindo da Marina Igararecê e do Yacht Club de Ilhabela, em direção à Ponta de Pirabura. No local do naufrágio, próximo à costeira, sob a qual repousa o casco soçobrado do Príncipe de Astúrias, será lançada uma coroa de flores em homenagem aos náufragos.

Ainda, como parte dos eventos que marcam o centenário, será lançado o livro “Ilhabela – Príncipe de Astúrias – Um Mistério Entre Dois Continentes”, de Jeannis Michail Platon. Baseado em investigações e no depoimento do neto de um dos sobreviventes – que estará presente na cerimônia –, o livro traz informações inéditas sobre a história, além de revelar importantes acontecimentos que antecederam o misterioso naufrágio.

Na madrugada do dia 5 de março de 1916, Príncipe de Astúrias – que era um dos mais modernos navios de sua época -, chocou-se contra a laje submersa da Ponta de Pirabura, na costa leste de Ilhabela. Depois do impacto, em apenas cinco minutos, o navio foi a pique, ceifando a vida de centenas de passageiros e tripulantes, muitos sepultados no fundo do mar, tornando esta uma das maiores tragédias marítimas do mundo.

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

 

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Armatti Yachts vai exibir três lanchas no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Modelos de 30, 37 e 42 pés marcarão presença no evento, que acontece de 4 a 7 de julho

    Por que a tocha olímpica não apaga debaixo d’água? Entenda

    Tradicional revezamento que antecede os Jogos contou com trecho submerso na França, a 20m de profundidade no Mediterrâneo

    Enorme submarino de guerra surge em Santos, no litoral de São Paulo

    Embarcação da Marinha, o Tikuna - S34 chamou a atenção ao atracar com tripulantes sobre o casco

    Quase 1.500 anos: cientistas identificam a planta marinha mais antiga do mundo

    Espécie de alga marinha surgiu no Mar Báltico no período das Invasões Bárbaras, de 375 d.C. a 700 d.C

    Copa Mitsubishi de Vela: 2ª etapa termina com premiação e domingo sem ventos

    Participantes disputaram regatas no sábado, mas premiação aconteceu no dia seguinte sem novas competições