Vice-Almirante Trovão assume comando do 8º Distrito Naval da Marinha

O evento de transmissão ocorreu na sede do distrito, na zona sul de São Paulo

Por: Redação -
25/04/2023
Ernani Paciornik, presidente de Náutica, Mauro Dottori, do Yacht Club de Ilhabela e o novo Vice-Almirante Trovão

A Cerimônia de troca de Comandante da Marinha do 8° Distrito Naval foi realizada nesta segunda-feira (24). Durante o evento, que aconteceu na sede do Distrito, o antigo Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa passou o cargo para o novo Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.

A passagem de comando teve toda cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladimilson Borges de Aguiar.

Conheça mais sobre o novo Vice-Almirante

Nascido em Mandaguari (PR) em 27 de fevereiro de 1968, o Vice-Almirante Trovão ingressou na Escola Naval em 1989, como aspirante. Já em 1992, se tornou Segundo-Tenente e se especializou em eletrônica avançada para oficiais.

 

Em toda sua carreira militar, o Vice-Almirante Trovão teve cargos de comando, como o Navio Patrulha “Guarujá”, Navio Patrulha Fluvial “Amapá”, a Capitania dos Portos do Espírito Santo e a Adidância Naval na Indonésia.


No posto de Capitão de Mar e Guerra, exerceu as funções de Chefe do Estado-Maior do Comando do 5° Distrito Naval com jurisdição sobre a região Sul do país. Em 2018, foi promovido a Contra-Almirante. Logo após, sendo designado, no Estado-Maior da Armada, ao cargo de Chefe de Estratégia e depois Chefe de Orçamento e Plano Diretor.

 

Desde 2022 atuava como Vice-Almirante e também como Diretor de Sistemas de Armas da Marinha. A partir de agora, o Vice-Almirante Trovão assumirá a missão de comandar o 8° Distrito Naval

 

O 8º Distrito Naval foi criado em abril de 1997, com o intuito de preparar e empregar as Forças Navais e os Fuzileiros Navais subordinados, a fim de contribuir com a defesa da Pátria e garantir os poderes constitucionais.

 

Além disso, o Distrito cumpre as atividades subsidiárias previstas em lei e apoia a política externa na sua área de jurisdição, nos estados de São Paulo e Paraná.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Brasileira faz "dobradinha" em premiação da ONU de fotos marinhas

    A fotógrafa Andrea Marandino conquistou a 1ª e 2ª colocação em concurso mundial

    Robô submarino encontra lula com ovos gigantes no fundo do mar

    Cientistas acreditam tratar-se de nova espécie do animal, capaz de botar ovos com o dobro do tamanho comum

    Grand Ocean Boats leva lancha de 37 pés ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estaleiro exibirá o modelo Grand Ocean 37 na segunda edição do evento náutico, que vai de 4 a 7 de julho

    De 4º maior lago do mundo a deserto: o que aconteceu com o Mar de Aral

    Má gestão de recursos naturais tornou o Mar de Aral um dos maiores desastres ambientais do mundo

    Destroços do último navio de Ernest Shackleton são encontrados no Canadá

    Quest, explorador polar de uma das figuras mais conhecidas da navegação, está no mar de Labrador, a cerca de 390 m de profundidade