Vice-Almirante Trovão assume comando do 8º Distrito Naval da Marinha

O evento de transmissão ocorreu na sede do distrito, na zona sul de São Paulo

Por: Redação -
25/04/2023
Ernani Paciornik, presidente de Náutica, Mauro Dottori, do Yacht Club de Ilhabela e o novo Vice-Almirante Trovão

A Cerimônia de troca de Comandante da Marinha do 8° Distrito Naval foi realizada nesta segunda-feira (24). Durante o evento, que aconteceu na sede do Distrito, o antigo Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa passou o cargo para o novo Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.

A passagem de comando teve toda cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladimilson Borges de Aguiar.

Conheça mais sobre o novo Vice-Almirante

Nascido em Mandaguari (PR) em 27 de fevereiro de 1968, o Vice-Almirante Trovão ingressou na Escola Naval em 1989, como aspirante. Já em 1992, se tornou Segundo-Tenente e se especializou em eletrônica avançada para oficiais.

 

Em toda sua carreira militar, o Vice-Almirante Trovão teve cargos de comando, como o Navio Patrulha “Guarujá”, Navio Patrulha Fluvial “Amapá”, a Capitania dos Portos do Espírito Santo e a Adidância Naval na Indonésia.


No posto de Capitão de Mar e Guerra, exerceu as funções de Chefe do Estado-Maior do Comando do 5° Distrito Naval com jurisdição sobre a região Sul do país. Em 2018, foi promovido a Contra-Almirante. Logo após, sendo designado, no Estado-Maior da Armada, ao cargo de Chefe de Estratégia e depois Chefe de Orçamento e Plano Diretor.

 

Desde 2022 atuava como Vice-Almirante e também como Diretor de Sistemas de Armas da Marinha. A partir de agora, o Vice-Almirante Trovão assumirá a missão de comandar o 8° Distrito Naval

 

O 8º Distrito Naval foi criado em abril de 1997, com o intuito de preparar e empregar as Forças Navais e os Fuzileiros Navais subordinados, a fim de contribuir com a defesa da Pátria e garantir os poderes constitucionais.

 

Além disso, o Distrito cumpre as atividades subsidiárias previstas em lei e apoia a política externa na sua área de jurisdição, nos estados de São Paulo e Paraná.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eduardo Colunna é reeleito presidente da Acobar e seguirá à frente da associação até 2028

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 12 de abril

    Nova Mestra 282, lançada no Rio Boat Show 2026, chega com “recurso inédito”; confira

    Modelo é o grande destaque da Mestra Boats, que ainda apresenta outras 7 lanchas no salão náutico. Evento segue até 19 de abril, na Marina da Glória

    SailGP: equipe australiana vence etapa histórica da disputa na América do Sul

    Pódio teve a Bonds Flying Roos no topo, Los Gallos (Espanha) em 2º e Artemis (Suécia) em 3º; Mubadala Brazil encerrou etapa em casa na 10ª colocação

    2º dia de Rio Boat Show: veja as fotos de quem atracou no Lounge NÁUTICA!

    Espaço sobre as águas da Baía de Guanabara reúne personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 19 de abril na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks: confira as palestras do 3º dia de Rio Boat Show 2026

    Patrocinado pela Vibra, programação terá cinco bate-papos nesta segunda-feira (13). Confira a grade!