Chegou!

Por: Redação -
13/04/2015

O Dongfeng Race Team, barco que abandonou a quinta etapa da Volvo Ocean Race por quebra do mastro, chegou a Itajaí (SC) no início da madrugada desta segunda-feira (13). O veleiro passa por avaliação estrutural no estaleiro e os especialistas já trabalham para colocar a nova peça, que está na base desde o domingo (12). O processo deve durar, no mínimo, três dias e o objetivo dos chineses é participar da regata local – chamada de In-port Race, marcada para o próximo sábado.

Apenas alguns velejador ficaram no barco nesse transporte a motor do Ushuaia, na Argentina, até o Brasil. Parte do time ganhou um descanso após a quebra. Mas quem ficou teve tempo para pensar e ganhar experiência. Um deles era o chinês Liu Xue, conhecido como Black. “Ficamos dias navegando até chegar ao Brasil. Um período de reflexão sobre o que ocorreu e o que está por vir. Enfim chegamos e agora vamos focar a sexta etapa”.

Fã do futebol brasileiro, o chinês Black não deixou de exaltar o novo país que acabara de desembarcar pela primeira vez. “Adoro o Brasil. Sempre vi pela TV o seu futebol e gosto muito do Kaká e do Ronaldo”, falou o chinês com um copo generoso de caipirinha na mão.

Curiosidade

Apesar de ser um barco chinês, a equipe é comandada pelo francês Charles Caudrelier. Campeão na temporada passada com o Groupama 4, o velejador viveu a mesma situação de quebra de mastro na etapa até Itajaí. A história de três anos atrás terminou com o título. Agora, a realidade, segundo ele, é outra.

“O Abu Dhabi abriu uma vantagem de oito pontos e a história nessa temporada é diferente. Dificilmente vamos pega-los. Nosso trabalho é ficar pronto para a largada – sei que dará tempo pra isso – e sustentar a segunda colocação. Poucos pontos nos separam e podemos cair para o quinto lugar”, falou o francês. “Estou feliz pelo trabalho da nossa equipe de terra. A quebra do mastro foi um momento duro para nosso time. Agora é manter a concentração como nas outras etapas”.

No caminho até o Brasil, já com o motor ligado, o barco foi conduzido pelo capitão Graham Tourell. O velejador não compete entre as etapas e só é acionado em casos como esse.

Classificação

Abu Dhabi Ocean Race – 9 pontos perdidos
Dongfeng Race Team – 16 pontos perdidos
Team Brunel – 18 pontos perdidos
MAPFRE – 18 pontos perdidos
Team Alvmedica – 19 pontos perdidos
Team SCA – 29 pontos perdidos

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta

    Em estande movimentado, K&L Flex apresenta colchão náutico medicinal no Boat Show

    Marca está há 35 anos no mercado atuando na confecção de colchões que promovem saúde durante o sono

    Siga Empreendimentos vê saldo positivo na 1ª participação no Rio Boat Show

    Marca apresenta produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Kapazi Náutica atraca no Rio Boat Show com pisos, coolers e tapetes flutuantes

    Com gama para todos os gostos, empresa oferece pisos em diferentes cores e materiais, além de acessórios para barcos

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana