Ciclista de Oceano
Ebrahim Hemmatnia é iraniano naturalizado holandês e vendeu a própria casa para embarcar na aventura de dar a volta ao mundo em um BoatBike, um barco-bicicleta que usa as pernas do comandante como combustível para percorrer terra e água. Ebrahim é engenheiro e não tinha experiência no mar até colocar seu barco-bicicleta na água, em Dakar, no Senegal, país do continente Africano. O barco chegou, após 68 dias no mar, na costa brasileira, mas teve que ser resgatado pela Marinha do Brasil após um ataque de tubarões que danificou o leme. O resgate foi feito na costa do Rio Grande do Norte em janeiro e o velejador-ciclista saiu inteiro da aventura.
O plano de volta ao mundo de Ebrahim surgiu enquanto ele pedalava, o engenheiro pretende percorrer o mundo por terra e mar para enfatizar a ideia de um mundo sem fronteiras. A próxima parada do BoatBike, que desce do Nordeste para o Sudeste por estradas, é a Arena Corinthians, na capital paulista, que Ebrahim sonha em conhecer.
Enquanto não chega a São Paulo, o velejador-ciclista dá palestras em escolas por onde passa incentivando crianças a seguirem seus sonhos assim como ele mesmo fez. Nesta segunda-feira, Ebrahim foi recebido pela Força Aérea Nacional e registrou tudo em sua página na rede social Facebook. Após a passagem por São Paulo ele deve seguir por terra até o Peru.
O BoatBike leva tudo que o velejador-ciclista precisa para completar a viagem. Ebrahim passou 68 dias no mar levando alimentos e dormindo em um pequeno quarto. Já para a comunicação, uma placa de energia solar alimenta telefone e luzes noturnas.
As aventuras do ciclista de oceano podem ser acompanhadas no site willpowered.nl.
Foto: willpowered.nl/reprodução
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada
St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano
Barcos do estaleiro catarinense estarão em eventos náuticos dos EUA e Alemanha de forma simultânea nos próximos dias