Classe C30 terá duelo entre campeões na final do Circuito Ilhabela

Por: Redação -
27/11/2021
Foto: Aline Bassi

Os barcos do litoral norte paulista, Caballo Loco (Ubatuba) e Kaikias Via Itália (Ilhabela) são os protagonistas da Classe C30 nas regatas decisivas da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica – neste fim de semana (27 e 28/11). Ambos são os mais recentes campeões da tradicional competição iniciada em junho e que neste ano chega à 21ª edição, após três etapas, com sede no Yacht Club Ilhabela.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Caballo Loco é o atual campeão, venceu em 2020, enquanto Kaikias Via Itália conquistou o título em 2019, ano em que também se sagrou campeão brasileiro. Nesta temporada, ambos já obtiveram conquistas relevantes. Kaikias se tornou campeão inédito da Semana de Vela de Ilhabela, sendo que na mesma competição, Caballo Loco faturou o bicampeonato brasileiro, após vencer as etapas de Florianópolis e Ilhabela.

A convivência entre as duas tripulações é pautada pela rivalidade na raia e pelo respeito e amizade na canoa de cerveja. “Estamos travando uma disputa intensa com o Kaikias pela Copa Mitsubishi, o que é bastante saudável para a Classe C30 e para a vela em geral. Eles são nossos amigos e velejam muito bem”, afirmou o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori.

Leia também

» A saga de Lars Grael em 40 anos de desafios na Regata Santos-Rio

» Scheidt vence o Sul-Americano de Star e conquista 182º título da carreira

» Canoísta santista garante vaga para Mundial em disputa no Ceará

Na tripulação rival, o sentimento é recíproco. “Velejar contra o Caballo Loco para nós significa um aprendizado. Temos admiração pelo desempenho deles, mas nós queremos ser os campeões”, retribuiu o timoneiro do Kaikias Via Itália, Beto de Jesus. O estreante da temporada na C30, Kairós, é o terceiro colocado na classe. A tripulação do comandante Alessandro Penido demonstrou perseverança ao vencer no domingo (21/11) a Volta à Ilha, desafiadora regata na abertura da terceira e última etapa do circuito, após 19h25m30 de navegação.

De acordo com o site muitobonsventos.com.br, neste sábado (27) o vento sudoeste deve cair de 15 para 10 nós, a partir de meio-dia, horário previsto para as largadas. No domingo, a previsão é de nordeste, subindo de 5 para 10 nós no início da tarde. Entre 30 barcos, a etapa anterior teve os seguintes vencedores nas demais classes da Copa Mitsubishi: Relaxa (HPE 25), Kameha Meha (RGS) e Xamã Matrix Energia (ORC).

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Passeio de barco: dicas para cuidar da pele antes, durante e depois

    A rotina a bordo abrange também os cuidados com a pele. Confira as dicas de NÁUTICA

    Ponto Nemo: conheça o lugar do Oceano Pacífico que abriga "cemitério" de espaçonaves

    Local é o mais isolado do mundo e abriga desde satélites até estações espaciais

    Conheça a história do Barba Negra, um dos mais célebres piratas que já existiu

    Entre fósforos acesos no cabelo e saques à colônias, Edward Teach é lembrado até os dias atuais

    Confira as praias do Brasil com Bandeira Azul na temporada 2024/2025

    Santa Catarina lidera o ranking e São Paulo tem praia conquistando o feito pela 15ª vez consecutiva. Veja a lista completa atualizada

    Morre Paolo Vitelli: o visionário dos mares que criou a Azimut Yachts

    Paolo Vitelli, fundador do grupo Azimut-Benetti, faleceu aos 77 anos após um acidente doméstico na Itália