Classe Mini

Por: Redação -
16/06/2016

A Semana de Vela de Ilhabela sempre registrou a presença de atletas que representaram o Brasil e outros países em Jogos Olímpicos. Por ser o maior evento de vela da América Latina, os velejadores enchem as raias para disputar regatas técnicas e divertidas com mais de 150 embarcações na água. Na edição 2016, que será disputada de 1º a 9 de julho, um barco vai resgatar a história olímpica: o Jacaré (Pedro Fukui) da classe Mini. É uma homenagem à dupla Lars Sigud Bjokstron e Alex Welter, que conquistou do ouro em Moscou 1980. Foi a primeira dourada da vela nacional em olimpíadas. “É o nome do barco que ganhou a primeira medalha de ouro nas olimpíadas e o apelido do meu filho mais velho”, disse Pedro Fukui.

O barco Jacaré foi o campeão da edição 2015 da classe Mini da Semana de Vela de Ilhabela. Ano passado a categoria de 21 pés teve ao todo três veleiros. “Corro em casa na Semana de Vela de Ilhabela. A classe Mini é uma categoria com aproximadamente 1.000 barcos no mundo e a sua principal regata é a MiniTrasat”.

O veleiro Mini tem 6.5 metros de linha d’água, 3 metros de boca e 1.4 de calado. O barco foi desenvolvido para atravessar o oceano Atlântico em solitário. Na Semana de Vela geralmente são dois tripulantes – assim como em Moscou 1980 – com timoneiro e proeiro.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento. Até 20 de junho, o custo será de R$ 320 por velejador. De 21 a 27 de junho passa a ser de R$ 420. As tripulações dos veleiros que ficarem em seus clubes, em amarras próprias ou outros locais fora o Yacht Club Ilhabela terão 20% de desconto no valor da inscrição.

Foto: Marcos Mendez

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Entenda como uma cidade brasileira reconheceu ondas como seres vivos

    Lei aprovada pela Câmara Municipal de Linhares permite que sejam tomadas medidas legais a favor do ecossistema da foz do Rio Doce

    America's Cup chega a fase decisiva com disputas emocionantes e show grandioso

    Equipes Emirates e Brittania disputarão troféu mais tradicional da vela. Modalidade feminina acaba neste domingo (13)

    Congresso de Náutica aponta caminhos para acelerar licenciamento ambiental, garantindo sustentabilidade

    Rafael Andreguetto liderou painel sobre legislação e meio ambiente no setor náutico

    Salvador Boat Show inova e terá 100% de seus expositores sobre as águas

    Estandes flutuantes na Baía de Todos-os-Santos apresentarão o melhor do setor em grande estilo, de 6 a 10 de novembro

    Oceanos mais ácidos: relatório sobre a saúde da Terra aponta "estado crítico"

    Pesquisa do Instituto Potsdam estabeleceu nove tópicos fundamentais para o bem-estar do planeta — seis já foram violados