Com dois lançamentos, RF Yachts levará o charme dos veleiros ao São Paulo Boat Show

Estaleiro do velejador Raimundo Nascimento estará no maior evento náutico da América Latina de 21 a 26 de setembro

14/08/2023
Projeto do RF 387. Foto: RF Yachts / Divulgação

O charme dos veleiros estará presente no maior evento náutico da América Latina. Com os barcos da RF Yachts no São Paulo Boat Show 2023, Raimundo Nascimento vai mostrar dois lançamentos de seu estaleiro: o RF 387 e o RF 315 CR. O velejador — e construtor de barcos — é expert no assunto e detém o título de brasileiro mais longevo a completar uma volta ao mundo a vela.

Presente no maior evento náutico da América Latina pela última vez em 2019, o estaleiro de São Bernardo do Campo (SP) volta ao São Paulo Boat Show neste ano. A 26ª edição do evento acontece de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo.

Veleiros da RF Yachts no São Paulo Boat Show

Os dois lançamentos da RF Yachts têm design italiano: foram desenhados pelo estúdio Felci Yacht Design. O maior deles, RF 387, é um veleiro monocasco que conta com 11,70 metros e tem preço de cerca de R$ 1,4 milhão.

Projeto do RF 387. Foto: RF Yachts / Divulgação

Já o segundo lançamento, batizado de RF 315 CR, é um veleiro de cruzeiro de 9,50 metros — que já soma seis unidades pelas águas. Segundo o estaleiro, o preço desta embarcação é de R$ 633 mil.

RF 315 CR. Foto: Marco Yamin / Divulgação

Conheça a história do velejador Raimundo Nascimento

Em 2011, Raimundo Nascimento se tornou o velejador brasileiro mais velho a dar uma volta ao mundo, no auge dos seus 62 anos de idade — e segue sendo até hoje. O fato por si só já é grandioso, mas às vésperas do acontecimento, Raimundo recebeu uma notícia que deixaria sua conquista ainda mais impressionante.

Foto: Arquivo pessoal

Pouco antes de partir em solitário, em 2011, o velejador descobriu que tinha câncer. O diagnóstico, que para muitos seria o ponto final da história, não o impediu de seguir o seu sonho.

Foto: Arquivo pessoal

A bordo do veleiro Caroll, Raimundo partiu do Rio de Janeiro em 23 de abril de 2011 para sua tão sonhada volta ao mundo. Sozinho em um barco de apenas 12 metros, o velejador não só conquistou seu objetivo de dar a volta ao globo, como também inaugurou uma nova rota de circum-navegação do planeta.

Foto: Arquivo pessoal

Raimundo diminuiu o tempo de dois anos para apenas onze meses de viagem. Seu trajeto partiu do Rio, passou por Recife e depois foi até Granada, no Caribe. Então, partiu para Colon (Panamá), atravessou o Canal do Panamá e seguiu para a Polinésia Francesa, até a Ilha de Nuku Hiva. De lá foi para o Tahiti, depois Samoa Americana e Thursday Island, no estreito de Horn, entre Papua Nova Guiné e Austrália.

Foto: Arquivo pessoal

A viagem de Raimundo continuou pela costa australiana até Cocos Keeling, já no Índico e depois Ilhas Maurício, perto de Madagasgar. Ele seguiu, então, até uma ilha francesa chamada Reunion e de lá partiu para Durban, na África do Sul. Na sequência, seguiu para Port Elizabeth e Cape Town, ainda na África. O destino seguinte, finalmente, foi o Rio de Janeiro, somando aproximadamente 25 mil milhas de navegação.


Segundo o velejador, ele foi o primeiro a fazer esse trajeto em uma viagem de volta ao mundo. Na época, ele comentou, em entrevista ao Webventure: “o que eu fiz é um recorde [entre os brasileiros], ninguém fez esse caminho ainda, nem com essa velocidade. Têm pessoas que fizeram um percurso parecido, mas foram para Bali [Indonésia], por exemplo, e de lá para Cape Town, sem passar por Durban. Minha viagem é a primeira”.

São Paulo Boat Show 2023

O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.

 

Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.

 

O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações  de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.

 

Anote aí!

Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023
Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)
Mais informações: no site do evento

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico

    No NÁUTICA Talks, Alberto Brandão fala sobre as regatas virtuais no Brasil

    O jogo Virtual Regatta será o centro do papo sobre o eSailing no país, em palestra que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Movido a energia solar, novo catamarã da Sunreef Yachts promete bateria de 1 mil kWh

    Modelo da Sunreef Yachts contará com tecnologia que percorre toda superfície externa do barco para captar a luz do sol

    JF Sun levará linhas de óculos e acessórios ao Rio Boat Show 2024

    Com especialização em lentes polarizadas e esportivas, marca estará de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória