Com grande participação feminina, regata Ubatuba-Ilhabela acontece nesta sexta

Terceira edição do evento vai reunir mais de 400 velejadores em diversas embarcações

07/06/2023
Fotos: Aline Bassi/Balaio de Ideias/Divulgação

Mais de 400 competidores devem participar da Regata Decathlon Ubatuba-Ilhabela nesta sexta-feira (9). A terceira edição do evento terá cerca de 80 embarcações — maior número desde a criação da competição. As mulheres somam 25% do número de inscritos.

Entre veleiros de competição, de passeio, embarcações modernas, clássicas e de todos os tamanhos, as competidoras não somente vão integrar várias tripulações, como também estarão no comando de equipes.

Renata Belloti estará à frente do Phytoervas 4Z, um S40 de competição, com uma tripulação de 11 velejadoras de diferentes estados do Sudeste e do Sul do país. Outra tripulação 100% feminina é a do Rolé, da comandante Joana, que vem do Rio de Janeiro especialmente para a competição.


Algumas tripulações mistas também terão lideranças femininas, a exemplo do Alpha Show, da comandante Cristiane Aparecida Gomes, e o Faros, da comandante Alexandra Mamacos. Alexandra completou, em janeiro (com o mesmo veleiro), a regata Cape to Rio, uma das mais tradicionais regatas transatlânticas, que sai da África do Sul com destino ao Rio de Janeiro.

Além da representatividade feminina, a competição contará com outro time diverso: os velejadores com mais de 60 anos. Distribuídos em tripulações de várias classes, em especial na classe Mini, a turma é considerada a mais ativa e animada da regata.

Com muita diversidade, a competição terá ainda o grupo dos veleiros clássicos, com embarcações construídas até 1980, além de equipes com catamarãs e veleiros de dois cascos.

Terceira edição da Regata Decathlon Ubatuba-Ilhabela

A primeira edição do evento, realizado em 2021, reuniu 62 embarcações. Já em 2022, 73 equipes participaram da travessia.

Para este ano, a terceira edição será ainda mais especial, com a expectativa de bater o recorde dos anos anteriores, com cerca de 80 embarcações de velejadores, principalmente do litoral paulista e da costa fluminense – Eduardo Grigaitis, da organização da regata.

A cidade de Ilhabela, no litoral norte paulista, é conhecida como a Capital Nacional da Vela, enquanto Ubatuba tem a maior concentração de veleiros de lazer da região.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira o top 10 atualizado dos iates mais caros do mundo

    A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!

    Quanto de plástico pode matar um animal marinho? Estudo analisou quantidades e tipos mais letais

    De acordo com o estudo, a ingestão de quantidades pequenas de plástico podem aumentar em 90% a chance de morte de alguns animais

    Tripulação francesa bate recorde de volta ao mundo mais rápida em um veleiro

    Liderada por Thomas Coville e a bordo do trimarã Sodebo Ultim 3, equipe circunavegou o globo em 40 dias e 10 horas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras