Com grande participação feminina, regata Ubatuba-Ilhabela acontece nesta sexta
Terceira edição do evento vai reunir mais de 400 velejadores em diversas embarcações


Mais de 400 competidores devem participar da Regata Decathlon Ubatuba-Ilhabela nesta sexta-feira (9). A terceira edição do evento terá cerca de 80 embarcações — maior número desde a criação da competição. As mulheres somam 25% do número de inscritos.
Veleiro Atrevida celebra 100 anos; conheça a reviravolta na história do barco
Está chegando! Menos de um mês para o Marina Itajaí Boat Show
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Entre veleiros de competição, de passeio, embarcações modernas, clássicas e de todos os tamanhos, as competidoras não somente vão integrar várias tripulações, como também estarão no comando de equipes.


Renata Belloti estará à frente do Phytoervas 4Z, um S40 de competição, com uma tripulação de 11 velejadoras de diferentes estados do Sudeste e do Sul do país. Outra tripulação 100% feminina é a do Rolé, da comandante Joana, que vem do Rio de Janeiro especialmente para a competição.
Algumas tripulações mistas também terão lideranças femininas, a exemplo do Alpha Show, da comandante Cristiane Aparecida Gomes, e o Faros, da comandante Alexandra Mamacos. Alexandra completou, em janeiro (com o mesmo veleiro), a regata Cape to Rio, uma das mais tradicionais regatas transatlânticas, que sai da África do Sul com destino ao Rio de Janeiro.


Além da representatividade feminina, a competição contará com outro time diverso: os velejadores com mais de 60 anos. Distribuídos em tripulações de várias classes, em especial na classe Mini, a turma é considerada a mais ativa e animada da regata.


Com muita diversidade, a competição terá ainda o grupo dos veleiros clássicos, com embarcações construídas até 1980, além de equipes com catamarãs e veleiros de dois cascos.
Terceira edição da Regata Decathlon Ubatuba-Ilhabela
A primeira edição do evento, realizado em 2021, reuniu 62 embarcações. Já em 2022, 73 equipes participaram da travessia.
Para este ano, a terceira edição será ainda mais especial, com a expectativa de bater o recorde dos anos anteriores, com cerca de 80 embarcações de velejadores, principalmente do litoral paulista e da costa fluminense – Eduardo Grigaitis, da organização da regata.
A cidade de Ilhabela, no litoral norte paulista, é conhecida como a Capital Nacional da Vela, enquanto Ubatuba tem a maior concentração de veleiros de lazer da região.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1




