Competição de vela

Por: Redação -
20/09/2016

A terceira etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela, terminou neste domingo, com a realização de mais uma regata para as classes RGS e Bico de Proa e duas para a C30 e HPE25. Com isso a etapa, disputada em dois finais de semana, somou, nada menos, do que nove regatas para os HPE e C30 e seis para a RGS e Bico de Proa.

Na C30, a classe mais equilibrada da competição, um veleiro se destacou, o Caiçara, de Marcos de Oliveira Cesar, que venceu sete das nove regatas disputadas. Acumulando um total de 12 pontos e descartando as duas piores colocações, a equipe chegou ao final da etapa com 9 pontos, na primeira colocação geral.

Para se ter uma noção da regularidade dos campeões da etapa, o segundo colocado, veleiro Kaikias, de Felipe Echenique, somou 20 pontos. O +Realizado, de José Luis Apud, terminou na terceira colocação geral, somando 24 pontos, já considerando os descartes.

Na HPE25, não foi surpresa o absoluto favoritismo do Ginga, de Breno Chvaicer, que venceu oito das nove regatas da etapa. Ao acumular apenas 8 pontos (já descartados os dois piores resultados), garantiu a primeira colocação. Com o Ginga dominando, a briga na HPE foi pela segunda colocação, conquistada pela equipe do veleiro Repeteco, de Fernando Haaland, que aliás, foi o único a vencer o Ginga em uma das regatas.

O Repeteco somou 15 pontos (já considerando os descartes) e garantiu a segunda colocação com a regularidade de sete segundo-lugares, uma vitória e um quarto, nas 9 regatas da etapa. Em terceiro, o Bond Girl, de Rique Wanderlei, que somou 24 pontos.

Na RGS outro destaque. O veleiro Montecristo, de Julio Cechetto teve impressionante regularidade e perdeu apenas uma das seis regatas disputadas. Garantiu o primeiro lugar ao somar 8 pontos, descartar sua única derrota, um terceiro lugar e finalizar a etapa com 5 pontos.

Com 10 pontos, já considerado o descarte, o Inaê/Transbrasa, de Bayard F.Umbuzeiro Fiho, foi o segundo colocado na etapa. Aliás, vale ressaltar que foi o Inaê o responsável pela única derrota do Montecristo.

O Jazz, de John Julio Jansen, terminou a etapa em terceiro, somando 17 pontos, considerando o descarte de sua pior colocação.

Por fim, na Classe Bico de Proa o H2Orça levou a primeira colocação da etapa.

Esta terceira etapa da Copa Suzuki, assim como as demais, foi realizada em dois finais de semana e foi particularmente marcada pelos ventos firmes e constantes, pela confraternização em terra e, sem dúvida, pelo surgimento dos “barcos a serem batidos”, na próxima e última etapa.

A Copa Suzuki prossegue nos dias 25 e 26 de novembro e 2 e 3 de dezembro. A etapa começará com a tradicional regata Volta à Ilhabela, Sir Peter Blake e vai consolidar o sucesso deste que é o mais tradicional campeonato de vela oceânica aqui do Litoral Norte paulista.

Foto: Aline Bassi

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Moon boat: conheça o barco em forma de lua pensado para enfrentar as águas do Golfo de Bengala

    Famosa na costa de Bangladesh, a embarcação artesanal chama atenção pelo formado arqueado do casco, que lembra uma lua crescente

    Teste Ferretti Yachts FY1000: maior Ferretti do mundo

    Testamos o maior barco em fibra de vidro produzido em série no Brasil, a Ferretti FY1000 — com cinco suítes e flybridge de 55 m² — fabricada pelo Grupo Okean em Santa Catarina. Uma embarcação que combina conforto, desempenho e a exclusividade de um iate de alto padrão

    Maior espécie de raia no mundo é vista no litoral de SP e catalogada por especialistas

    Com quase 6 metros de envergadura, fêmea surpreendeu equipe do Projeto Mantas do Brasil em Itanhaém, na Baixada Santista

    Governo de São Paulo abre consulta pública para plano inédito de combate ao lixo no mar

    Iniciativa pretende enfrentar a poluição marinha e criar soluções ambientais duradouras. Sugestões podem ser enviadas até o dia 15 de maio

    Kiaroa Residence & Marina: a peróla de Maraú

    Com marina privativa para até 60 barcos, infraestrutura moderna, heliponto e um dos lugares mais exclusivos da Península de Maraú, no sul da Bahia, o Kiaroa Residence & Marina é o novo refúgio de alto padrão das águas